A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), está ampliando a oferta das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) nas unidades de saúde do município. A medida é estabelecida em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, que reconhece e estimula 29 práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as unidades contempladas com a implantação das PICS está a Unidade de Saúde da Família (USF) Juquehy 1, que já vinha ofertando atendimentos individuais de auriculoterapia e aromaterapia desde o início deste ano. A implementação destas duas práticas foi autorizada pela Secretaria de Saúde sob a responsabilidade da enfermeira Jenypher Pereira de Sá, sendo em janeiro, mediante agendamento prévio e encaminhamento pelos profissionais da rede ou pela própria equipe da unidade.
Com a divulgação dos benefícios da auriculoterapia, se observou aumento na procura por esses atendimentos. Em um primeiro momento, foi estabelecido limite de até 10 sessões individuais por paciente. No entanto, a equipe constatou que muitos pacientes demonstraram necessidade de acompanhamento mais prolongado em razão dos resultados positivos na redução das dores e bem-estar geral.
Por conta da alta demanda foi criado o grupo terapêutico ‘Auriculando’, que se reúne quinzenalmente com o objetivo de ampliar o acesso às práticas integrativas e promover o autocuidado, o equilíbrio emocional e o fortalecimento dos vínculos comunitários.
O primeiro encontro do grupo foi na segunda-feira (3/11), com a colaboração da educadora física Helaine Cristina Ferreira Lima, parceira da Secretaria de Saúde, por meio do projeto Comunidade Yoga Viva, iniciativa que promove a prática de Yoga como ferramenta de equilíbrio e promoção da saúde. “Nesta primeira vivência, foram desenvolvidos exercícios de respiração consciente voltados ao equilíbrio físico e emocional e à ampliação da autopercepção corporal”, explicou a secretária-adjunta da Saúde, Mara Abreu.
As reuniões do Auriculando ocorrem quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, das 14h às 15h30, na própria unidade de saúde. “Além da auriculoterapia e da meditação, o grupo contará também com sessões de massoterapia e outras vivências conduzidas por profissionais habilitados em PICS convidados, oferecendo aos participantes uma experiência ampliada de promoção da saúde, relaxamento e bem-estar”, disse Mara Abreu.
A servidora pública Glauce Emmerich, uma das idealizadoras do projeto e responsável pela implementação das PICS nas USFs, disse que essa iniciativa é mais um passo na consolidação das PICS como estratégia de cuidado integral e humanizado. “Reafirmando o compromisso da Secretaria de Saúde de São Sebastião em promover práticas seguras, acessíveis e baseadas em evidências no âmbito do SUS”, disse Glauce.

























