Com a proximidade do verão e aumento nas temperaturas, assim como os seres humanos, os animais de estimação também precisam de cuidados extras. Por essa razão, o Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA), que é vinculado à Secretaria de Saúde (Sesau), alerta os tutores para ficar atentos a algumas dicas.
A médica veterinária Myriam Id, responsável pelo serviço, disse que as doenças que afetam os pets e são relacionadas ao calor podem ser fatais, como hipertermia que é o excesso de calor corporal. “Além disso, os tutores também devem estar atentos as doenças transmitidas por parasitas como pulgas, carrapatos e mosquitos”. “Essas doenças, que incluem a dirofilariose , famoso verme do coração, que é transmitida pelo mosquito, se proliferam em clima quentes e úmidos”, disse a médica veterinária.
Não há uma fórmula pronta, cada caso é um. A responsável pelo PATA explicou ser fundamental que os animais estejam vacinados, vermifugados e usando antiparasitários. “Os animais dão dicas se estão com calor e observar se ele está ofegante é o primeiro passo. Especialmente nesta época do ano a avaliação da saúde do pet feita por um profissional é que fará a diferença em qualquer situação”, completou Myriam.
Confira as dicas do PATA:
– Atenção aos horários de passeios, preferencialmente no fim de tarde e início do dia, até as 10h ou após as 16h;
– Manter a água sempre fresca, se possível trocar de três a quatro vezes por dia;
– Nunca deixe o animal sozinho dentro do carro fechado;
– Evite levar o cão à praia (em São Sebastião é proibido);
– Sempre que o animal apresentar falta de ar, ficar ofegante, com salivação excessiva e olhos vermelhos procure o Pronto Atendimento imediatamente;
– Manter a cama do pet sempre em local arejado, preferencialmente por ventilação natural;
– Se for viajar, não deixe o pet sozinho em casa;
– Doenças virais e parasitas são mais comuns nesta época do ano.
A dica é manter sempre a carteirinha de vacinação e de vermifugação em dia.























