A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), em parceria com o Fundo Social, realizou nesta semana (21 e 22 de outubro) o Workshop ‘O poder do bom atendimento’, que reuniu 103 participantes totais. Os cursos foram realizados no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), na Topolândia, e no Parador Maresias, na Costa Sul.
Com foco em aprimorar a convivência, postura, comportamento e respeito no ambiente de trabalho, o workshop destacou também o papel da comunicação e da elegância no atendimento ao público. Ministrado pela professora de etiqueta Flávia Clementino, fundadora da escola Naturalmente, o evento foi considerado um sucesso pela organização e pelos participantes.
Durante os encontros, Flávia compartilhou dicas práticas sobre boas maneiras, etiqueta profissional e comportamento corporativo, reforçando que o bom atendimento vai muito além da técnica. “A forma como nos comunicamos, nos apresentamos e tratamos as pessoas faz toda a diferença. Respeito, elegância e cordialidade são valores que elevam a experiência de quem recebe o serviço e fortalecem a imagem de quem o oferece”, afirmou a palestrante.
A participante Mara Rúbia Alves, moradora da Vila Sahy, elogiou a oportunidade e ressaltou o impacto transformador do aprendizado. “O curso foi um esclarecimento para que a gente atenda o cliente de forma mais humanizada e respeitosa. Isso é essencial para todo trabalhador do litoral que recebe o turista. Agradeço ao Fundo Social por essa oportunidade que será um divisor de águas na vida de muitas pessoas. Quem tiver a chance, faça”, declarou.
Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Taiana Prado, a capacitação fortalece o comércio local e estimula o turismo no município. “Com iniciativas como essa, capacitamos os profissionais e contribuímos para um atendimento mais qualificado, que valoriza São Sebastião e gera impactos positivos para toda a comunidade. Quando atendemos alguém com respeito e cuidado, deixamos uma marca positiva”, destacou Taiana.
O workshop foi gratuito e direcionado a profissionais e empreendedores que atuam com atendimento ao público, tanto no setor privado quanto no público. A ação integra as iniciativas da Sedes e do Fundo Social voltadas à capacitação e geração de oportunidades para os moradores do município.

























