Após os eventos de lançamento em escolas municipais de São Sebastião neste mês de outubro, o livro ‘Benzô’, da escritora e cineasta Letícia Andra, já está disponível para compra no site da Aziza Editora. A obra celebra a ancestralidade e a sabedoria das mulheres negras por meio da prática do benzimento, oferecendo ao público infantojuvenil uma narrativa sensível sobre cura, espiritualidade e pertencimento.
Os eventos de lançamento foram realizados na Escola Municipal Professor Doutor José Machado Rosa, na Vila Amélia, e no dia 17 de outubro, na Escola Municipal Professora Guiomar Aparecida da Conceição de Souza, em Boiçucanga. As atividades foram conduzidas pela pedagoga e contadora de histórias Cris Oliveira, que apresentou a narrativa de ‘Benzô’ de forma lúdica e sensível, promovendo reflexões sobre identidade, pertencimento e cultura ancestral.
De acordo com Letícia, durante os eventos, cerca de 250 crianças se encantaram com a história contada, participaram de atividades culturais voltadas à educação antirracista e ao resgate de saberes ancestrais, e receberam exemplares do livro para leitura, enquanto a presença de intérpretes de libras garantiu que todos tivessem acesso às apresentações.
Os estudantes também se entusiasmaram com as vívidas ilustrações da artista Danise Eliom que foram inspiradas na natureza, na espiritualidade, na cura e na força feminina, dialogando diretamente com os temas centrais do livro.
A história de ‘Benzô’ acompanha Ayó, uma menina de 11 anos que, após enfrentar uma tragédia, descobre na prática do benzimento, tradição transmitida por sua avó, caminhos de cura e conexão com suas raízes.
O livro surgiu como uma extensão poética do curta-metragem homônimo dirigido pela autora, mas segue um caminho próprio, profundamente simbólico e voltado ao público infantojuvenil. A obra conta ainda com dois QR Codes, um para o audiolivro e outro para o curta-metragem, que possui tradução em libras.
“Foi emocionante ver as crianças lendo o livro e se encantando com a história durante as contações. Cada olhar curioso e cada sorriso mostraram a força do benzimento e da ancestralidade presentes na obra. Vimos no lançamento que somente cerca de cinco por cento das crianças sabiam o que é benzimento, isso mostra o tanto que temos que trabalhar para reverter este progressivo apagamento cultural. Espero que cada vez mais pessoas tenham acesso a ‘Benzô’ e possam se conectar com esses saberes, com a natureza, com as plantas e com a sabedoria das mulheres negras que sustentam nossas tradições”, ressalta a escritora.
O lançamento do livro e a programação cultural foram realizados pela produtora Corpo Ancestral, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc, no Edital FMC-SS 03/2024 – Programa de Fomento Cultural de São Sebastião – Produção de Projetos Artísticos Culturais, realizado pelo Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião (FMC-SS), por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), em parceira com o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC-SS).
Para adquirir o livro: www.azizaeditora.com.br. Mais informações: Instagram
@corpo_ancestral, site www.corpoancestral.com.br ou e-mail produtora.corpo.ancestral@gmail.com.

























