A 2ª Jornada de Crédito, realizada na última semana no Núcleo de Atividades da Pessoa com Deficiência e do Idoso da Costa Sul, em Juquehy, reuniu 40 empresários da região em um encontro voltado ao incentivo ao empreendedorismo e ao acesso a linhas de crédito. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Desenvolve SP) e ocorreu simultaneamente ao Café Empresarial.
Com o tema ‘Inovação e Estratégias Financeiras para Impulsionar o Crescimento Empresarial’, a programação apresentou linhas de crédito voltadas a empreendedores locais, com o objetivo de apoiar o crescimento e a sustentabilidade dos negócios. Consultores da Desenvolve SP estiveram presentes, oferecendo atendimentos individuais e orientações técnicas, além de uma estação móvel de atendimento, proporcionando suporte direto aos empresários interessados em solicitar financiamentos.
A ação também contou com a participação de um grupo de mulheres empreendedoras que expôs seus produtos para venda, e com a apresentação da técnica de Emprego Apoiado, Marlene Eleutério, que abordou o Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI), compartilhando boas práticas e estratégias para ampliar a contratação de pessoas com deficiência.
A empresária Maria Luiza Monteleone, do ramo do turismo, destacou a importância do evento para ampliar perspectivas e fortalecer conexões. “Achei excelente, bem claro. Fui para conhecer pessoas, outras empresas e apresentar a minha, nem era exatamente para conhecer as linhas de crédito. Porém, abriu minha cabeça para novas possibilidades que eu nem cogitava. Não costumo fazer empréstimos por conta dos juros altos e da sazonalidade do meu faturamento, que depende muito do clima e das condições para as aulas de surf. Mas com as dicas e conteúdos apresentados, mudei de ideia. Já estou fazendo um planejamento de melhorias e me sinto confiante sobre onde buscar apoio e crédito. Portanto, o evento foi ótimo”.
A iniciativa teve ainda a presença de representantes de associações de moradores, da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião (ACESS), da Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes (APHMBR), do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Banco do Povo, reforçando o compromisso da gestão municipal em fortalecer o empreendedorismo, promover a inclusão produtiva e impulsionar o desenvolvimento econômico local.
























