As eleições para o Conselho Municipal da Juventude (CMJ) de São Sebastião estão marcadas para o dia 17 de junho. Neste dia, serão definidos os novos representantes da sociedade civil e da população jovem que atuarão diretamente na formulação de políticas públicas voltadas à juventude do município.
O processo eleitoral atraiu 26 candidaturas, divididas entre pessoas jurídicas e físicas, que disputarão as dez vagas disponíveis. Dessas vagas, cinco são destinadas a representantes de organizações da sociedade civil e as outras cinco a jovens entre 15 e 29 anos, bem com os respectivos suplentes, residentes nas regiões norte, sul e centro do município. As inscrições foram realizadas entre 1º de abril e 30 de junho.
Entre as organizações da sociedade civil, oito entidades concorrem: Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Sebastião (AEAASS), Associação de Desporto Amador da Topolândia (A.D.A.T), Projeto Social Best Way, Canoa Para Todos, Ordem dos Advogados do Brasil – São Sebastião (OAB), Igreja do Evangelho Quadrangular, Paróquia São Sebastião – Pastoral da Juventude e ONG Onda da Esperança.
Já entre os jovens candidatos individuais, 18 nomes disputam uma vaga no CMJ: Camila Tereza Ribeiro Silva, Lucas Lima Cordeiro de Oliveira, Leonardo Reis Santos, Iago dos Santos Silva, Eduardo Enrique Santos, Yago Franklin Gomes Tavares, Manuela Cunha Miranda, Mateus Marcos Lira de Sá, Eriky Vinicius Bueno de Moraes Jordão, Enzo Antunes de Camargo, Nicolas de Jesus Rodrigues, Lucas Bispo dos Santos, Thalia Vicente do Nascimento, Giovana Oliveira de Souza, Sophia Conde Borges Ferreira, Rodrigo Antonio dos Santos Junior, Leonardo Leite Braga e Ary Moreira da Costa Junior.
A eleição ocorrerá em uma terça-feira (17/6), das 9h às 17h, com urnas distribuídas em três pontos estratégicos do município: na Regional de Serviços Públicos da Costa Norte (Rua do Parque, 4 – Canto do Mar), no Paço Municipal (Rua Sebastião Silvestre Neves, 214 – Centro) e na Regional de Serviços Públicos de Boiçucanga (Avenida Walkir Vergani, 36).
O voto é facultativo para jovens entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas. Para votar, é necessário apresentar o título de eleitor e um documento oficial com foto. No caso de menores de 18 anos que ainda não possuam título, é necessário apresentar um comprovante de endereço. Para os demais cidadãos com título de eleitor e domicílio eleitoral em São Sebastião, o voto é livre. Cada eleitor poderá escolher um representante de entidade da sociedade civil e um candidato jovem individual.
A homologação final dos candidatos ocorreu na sexta-feira (6/6), e uma reunião obrigatória com os aptos à disputa será realizada no dia 11 de junho. O resultado final da eleição será divulgado no Diário Oficial do Município, após a apuração dos votos
A função de conselheiro do CMJ, embora não remunerada, possui grande relevância social e institucional, sendo considerada de interesse público. Os eleitos tomarão posse em uma cerimônia oficial presidida pelo prefeito, iniciando seus mandatos que se estenderão até 2027.
Serviço:
Eleições para o Conselho Municipal da Juventude
Data: 17 de junho (terça-feira)
Horário: 9h às 17h
Locais de votação:
– Costa Norte: Regional de Serviços Públicos – Rua do Parque, 4 – Canto do Mar
– Região Central: Paço Municipal – Rua Sebastião Silvestre Neves, 214 – Centro
– Costa Sul: Regional de Serviços Públicos – Avenida Walkir Vergani, 36 – Boiçucanga