A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (15/05), às 19h, a sessão solene para entrega do título de Cidadão Caraguatatubense ao Ilustríssimo Senhor José Roberto Miranda, pelos relevantes serviços prestados ao município.
A homenagem se dá por meio do Decreto Legislativo nº 542, de 04 dezembro de 2024, de autoria do excelentíssimo senhor Cristian Bota Oliveira de Souza (Cristian Bota), aprovado por unanimidade e promulgado pela Câmara Municipal de Caraguatatuba O homenageado nasceu na grande São Paulo, no bairro de Santo Amaro, em 12 de dezembro de 1967, ano em que Caraguatatuba renasceu. É filho de Maria de Jesus da Costa Miranda e Miguel da Rocha Santana.
Em 1974, mudou para Caraguatatuba, onde a família veio para trabalhar em obras no Litoral Norte. Moraram no bairro do Tinga e do Travessão, cresceram entre as praias que cercavam a região, e em determinado tempo seu pai retornou a São Paulo, mas a família não se adaptou a cidade grande, e retornaram para o Litoral.
José Miranda serviu ao Exército em Caçapava, trabalhou em colônia de férias até que resolveu empreender. Foi dono de sorveteria Sol de Verão, que empregou diversas pessoas no bairro, contribuindo com a economia local, porém o sorvete dependia da sazonalidade do clima; foi aí que tomou a decisão de mudar de ramo. Com sua esposa, Néia, fundou a
HotShark, loja de Surf Wear.
Durante a execução de uma das suas obras, acidentou-se levando a um
glaucoma e posterior ao descolamento de retina. Após anos de luta, a
cegueira foi inevitável e nesse processo de aceitação da deficiência
física se tornou um poeta e compositor, onde expressa seu amor pela vida
e por sua cidade.
Exemplo de fé, a deficiência não limitou sua vontade de caminhar até a
Aparecida e todos os anos ele participa da romaria ao lado de seus
amigos. Acompanhou com alegria o crescimento desta cidade e mesmo não
podendo mais admirar as belezas de Caraguatatuba, guarda na lembrança
cada pedacinho desse lugar que o acolheu e onde construiu sua família.
José Roberto Miranda é um verdadeiro caiçara de coração e de alma,
merecedor desta tão relevante honraria.