Pescadores de cerco flutuantes de São Sebastião recebem documentação oficial da Fundação Florestal

0
46

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), participou da entrega de documentação aos pescadores de cerco flutuante realizada pela Fundação Florestal, por intermédio da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN), na última quinta-feira (9/10). O encontro ocorreu no rancho dos pescadores de Boiçucanga.

A entrega da carteira oficial da APAMLN foi destinada aos pescadores artesanais recadastrados e autorizados a utilizar o apetrecho de pesca de cerco flutuante. Durante o encontro, também foi realizado um mutirão para novos cadastros de pescadores que utilizam essa arte de pesca no município, além de dinâmicas com os profissionais da categoria.

A arte de pesca com cerco flutuante é uma herança da colonização japonesa que se desenvolveu ao longo de mais de um século, especialmente entre os pescadores artesanais da região. Trata-se de um instrumento de rede passiva, no qual o peixe entra no cerco e encontra dificuldade para sair. Assim, o pescado aprisionado é recolhido quando a rede é puxada à superfície, o que possibilita que o peixe capturado seja devolvido ao mar em casos de defeso de espécies, tamanho reduzido ou baixo valor comercial, sendo considerada uma arte de pesca sustentável.

A atividade segue as diretrizes da Resolução SMA nº 78/16, publicada em 29 de setembro de 2016, que regulamenta o uso do cerco flutuante dentro dos limites territoriais da APAMLN, no Estado de São Paulo.

Estiveram presentes representantes da Fundação Florestal, do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Semam, pescadores artesanais de cerco flutuante, além da Associação de Pescadores de Maresias (APM) e da Associação de Pescadores de Boiçucanga (APB).

O Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Semam oferece apoio à Fundação Florestal e APAMLN, e ratifica seu compromisso com os pescadores, em prol do desenvolvimento da cadeia pesqueira no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui