A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), entregou na última sexta-feira (27/6), no Teatro Municipal, os certificados do ‘1º Programa de Treinamento Continuado da Sesep: Excelência no Serviço Público’. Participaram aproximadamente 350 colaboradores divididos em 10 perfis profissionais, com turmas de 60 participantes em média.
Iniciada no dia 9 de maio, a capacitação teve como objetivo a valorização do servidor público e o fortalecimento da eficiência na execução dos serviços. A cerimônia contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, que discursou sobre a importância da capacitação dos servidores da pasta.
“Esse programa representa um avanço importante na qualificação dos nossos servidores e na melhoria contínua do serviço público. A gente sabe que a excelência no atendimento à população começa com servidores preparados, motivados e valorizados. Por isso, fico muito feliz em ver o engajamento dos participantes e o resultado positivo dessa primeira edição. É uma iniciativa que reforça o compromisso da nossa gestão com a capacitação profissional e com uma cidade mais eficiente e acolhedora para todos”, disse o prefeito.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos de São Sebastião, Gelson Aniceto de Souza, o Tota, cada encontro foi muito interativo, com teoria, prática, dinâmicas e reflexão final. Ele afirma que a formação em conjunto trouxe mais colaboração e uma comunicação direta entre os funcionários, criando um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador.
“Esses treinamentos permitem aos servidores aprimorar suas habilidades, conhecimentos e competências, tornando-os mais eficientes no cumprimento de suas funções. Queremos contar com colaboradores bem capacitados e motivados, pois assim, eles tendem a contribuir cada vez mais com as metas da instituição. Temos que agradecer ao prefeito, Reinaldinho, por todo o suporte de sempre”, completa Tota.
Para o servidor Laudeir Cândido, a iniciativa é muito importante para manter os servidores motivados a cada dia e entregar um resultado melhor à gestão.
“Quando descobri que teria o curso fiz questão de participar, pois precisamos nos atualizar e nos manter qualificados para o mercado de trabalho. Sou pedreiro na Sesep e tive oportunidade de conhecer coisas novas que agregam muito na minha profissão. Estou muito feliz por pegar esse certificado”, completou Laudeir.
Os temas sugeridos para as equipes multidisciplinares foram: Serviços Administrativos (inteligência emocional e qualidade no serviço de atendimento ao público), Coordenadores (liderança, gestão de equipes, comportamento, ferramentas de gestão e comportamental), Obras e Manutenção (ergonomia, gasto consciente de materiais, limpeza de canteiro, organização e cuidado com ferramentas), Limpeza e Manutenção (ergonomia, eficiência, segurança do trabalho e comportamental), Motoristas e Operadores de Máquinas (direção defensiva, manutenção veicular e ação comportamental) e Mecânica e serviços automotivos (mecânica especializada e ação comportamental).
Os temas comuns para todos os servidores foram: ‘Ética no serviço público, comportamento, meio ambiente e inovação no serviço público’. Para motoristas, operadores e mecânicos foi passado o tema comum a todos, segurança do trabalho e ações comportamentais.