A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Natália Resende, esteve em São Sebastião nesta quinta-feira (31/7) para acompanhar o início da operação do catamarã LS-03, completamente reformado, que faz a travessia entre o município e Ilhabela. Durante o evento, o vice-prefeito de São Sebastião, José Reis, aproveitou a oportunidade para reforçar ao governo do Estado a necessidade urgente de novas baias de estacionamento no entorno do sistema de balsas.
Segundo José Reis, a reivindicação foi feita em nome do prefeito Reinaldinho Moreira e tem como objetivo amenizar os impactos das longas filas de veículos que se formam diariamente na região. “A atual estrutura causa transtornos tanto para os moradores quanto para os turistas. São quilômetros de filas dentro da cidade, o que prejudica a mobilidade urbana e a rotina local”, afirmou.
O vice-prefeito destacou ainda que o projeto para ampliação das baias já é uma demanda antiga do município e que a secretária demonstrou entusiasmo com a proposta. “A Natália sinalizou positivamente, e agora irá apresentar ao prefeito Reinaldinho para buscar o apoio da gestão municipal. A expectativa é que essa obra saia do papel ainda este ano, aumentando a capacidade de veículos no sistema e melhorando o fluxo urbano”, acrescentou.
Com investimento estadual de R$ 4,7 milhões, o catamarã LS-03 passou por uma ampla modernização. A embarcação, com 29,5 metros de comprimento e capacidade para 370 passageiros, recebeu melhorias nos sistemas elétrico, eletrônico e hidráulico, nova pintura, equipamentos de segurança e salvatagem, além da substituição completa de motores, geradores, reversores e outros itens essenciais. As obras foram concluídas em pouco mais de cinco meses.
Para a secretária Natália Resende, a entrega representa mais um avanço nas ações do Estado voltadas à mobilidade litorânea. “O Governo de São Paulo está comprometido em oferecer um transporte de qualidade. Cada reforma como essa representa mais segurança, conforto e eficiência para os usuários. E nosso trabalho continua firme em todas as travessias do litoral paulista”, destacou.