Gestantes de São Sebastião passam a receber repelente gratuito nas unidades de saúde

0
11

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e em conjunto com a Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), iniciou na última sexta-feira (11/7) a distribuição gratuita de repelentes para gestantes moradoras do bairro Maresias, na Costa Sul do município.

A ação será ampliada para todas as 26 Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, garantindo o fornecimento do produto durante todo o período gestacional das pacientes.

Segundo a chefe de divisão da Primeira Infância da FSPSS, Priscila Magalhães, o uso do repelente torna-se uma medida simples e eficaz na prevenção de doenças graves, transmitidas por mosquitos, especialmente o Aedes aegypti. “A orientação é que as futuras mamães procurem a USF mais próxima para retirar o produto”, completou.

A Sesau orienta que para as grávidas utilizarem o repelente com segurança devem estar atentas e seguir dicas simples, como: usar apenas repelentes seguros para gestantes (Icaridina IR3535 ou DEET até 15%); aplicar nas áreas expostas da pele, evitando feridas, olhos e boca; e reaplicar conforme indicado na embalagem e lave as mãos após a aplicação.

Durantes os meses de gestação, é recomendado o uso de repelentes pelas grávidas para prevenir e evitar problemas mais graves com doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, um antigo conhecido dos brasileiros, sendo sua picada responsável pela dengue, que aumenta os riscos de complicações na gestação, Chikungunya, que provoca dores intensas e podem até afetar o recém-nascido e o Zika vírus, responsável por causar microcefalia e outros tipos de malformações no bebê.

Serviço:

Entrega de repelentes para gestantes

Local: Unidades de Saúde da Família

Horário: 8h às 17h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui