Prefeitura de São Sebastião promove ações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Maio Laranja

0
80

Em alusão ao Maio Laranja, a Prefeitura de São Sebastião promove durante todo este mês ações de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa é realizada pelas secretarias da Educação (SEDUC), Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Saúde (SESAU), Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Guarda Mirim, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) Casa Flor de Liz.

De 13 a 16 de maio estão programadas rodas de conversas com líderes estudantis das dez escolas de ensino fundamental de anos finais da rede municipal, sendo elas Prof.ª Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba; Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada; Prof. Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo; Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias; Prof.ª Sebastiana Costa Bittencourt, de Barra do Una; Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga; Prof.ª Nair Ribeiro de Almeida, Henrique Botelho, no Centro; e Prof.ª Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz.

Haverá ainda uma caminhada oficial para conscientização da sociedade a respeito do tema. Na Costa Sul, o encontro acontece no dia 16, às 14h, na Praça Pôr do Sol. Para a região central e Costa Norte, a caminhada será realizada no dia 17, às 10h, com saída do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social. Participam estudantes, conselheiros tutelares e técnicos de assistência social e integrantes da Guarda Mirim.

Além dessas ações, haverá outras atividades como oficinas, rodas de conversa, esquete, panfletagem e outras práticas em diversas esferas da sociedade e por todo o município de São Sebastião para envolver a população na campanha.

Maio Laranja

O dia 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, vítima de violência de abuso sexual na mesma data.

Em 17 de maio de 2000, o Congresso Nacional instituiu a Lei Federal 9.970/00, fazendo da data uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Já a campanha Maio Laranja foi aprovada em 3 de junho de 2022 pela Lei nº 14.432. Seu objetivo é promover ações efetivas de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes a ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui