A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), promoveu o 1º Encontro Regional dos Conselhos de Alimentação Escolar do Litoral Norte de São Paulo. O evento, que ocorreu na última quinta-feira (18) no auditório da SEDUC, teve o objetivo de capacitar os profissionais e voluntários que compõem o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de diversos municípios.
Ao todo, dez cidades enviaram representantes dos seus respectivos conselhos para o encontro, sendo elas Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Taubaté, Caçapava, Paraibuna e Mauá.
Ministradas por especialistas de diversas áreas, tanto da Secretaria da Educação quanto de outras regiões, as palestras trataram de temas como: Educação Alimentar e Nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Fórum Nacional dos Conselhos de Alimentação Escolar, Escola como fonte de hábito saudável, e Segunda sem carne.
A presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Aline Silvestre, elogiou o evento promovido. “Esse encontro foi de muito aprendizado para nós conselheiros. A gente está aqui para somar e aprender, e que venham mais encontro para nós. Todos estão de parabéns”.
Para a secretária da Educação, Marta Braz, capacitar os integrantes do CAE é fundamental. “Sabemos da importância desses conselhos e dessas pessoas que participam da fiscalização da merenda escolar para garantir a qualidade do que é ofertado aos alunos. Por isso nós promovemos essa capacitação, para que essas pessoas estejam atentas ao que elas vão observar e questionar”.
O vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, falou sobre a ação. “Esta é uma iniciativa que começa agora e vamos continuar investindo para na próxima vez trazer ainda mais estrutura de aprendizado, capacitação e principalmente conteúdo para promover mais conhecimento para todos”.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, afirmou que “há um amplo cuidado com a alimentação escolar, desde o controle de qualidade dos alimentos, controle de validade e o treinamento e dedicação das nossas nutricionistas. Então, para nós, é um prazer receber estes representantes e motivo de orgulho compartilhar nossas ações”, disse o gestor público.