Tragédia em São Sebastião é destaque em Roda de Conversa no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde

0
135

A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, Carla Brasil, apresentou, nesta quinta-feira (18), o trabalho ‘Reconstrução e Resiliência’ durante a programação do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, na Roda de Conversa ‘Os desafios da Saúde Mental no cuidado às vítimas nas situações de violência extrema e desastres naturais’.

A diretora participou como debatedora com foco na exposição das ações da SESAU durante a tragédia de 2023.

“O objetivo da nossa participação foi falar sobre o atendimento em saúde mental no período da tragédia, os aspectos positivos e negativos naquele período. Tive a oportunidade de expor a composição dos serviços de saúde do município e um relato dos sete dias em que atuamos em saúde mental nos abrigos (escolas), no apoio às famílias na funerária e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento”, destacou a diretora.

Uma comitiva com 20 servidores da Secretaria de Saúde de São Sebastião (SESAU) participa do congresso que é realizado desde terça-feira (16) no Blue Med Center Convention, em Santos.

O congresso trata da temática ‘Mudanças climáticas e impactos no SUS’ e conta com a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 13º Prêmio David Capistrano.

São Sebastião concorre, nesta mostra, na sexta-feira (19), na categoria ‘Mudanças Climáticas’, por meio do trabalho inscrito com o tema ‘O desastre natural no município de São Sebastião/ Litoral Norte e seu enfrentamento pelo SUS’, que também relata um pouco da experiência da área da Saúde na tragédia de 19 de fevereiro de 2023.

A apresentação deste trabalho será feita pelo vice-prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira. Os vencedores serão anunciados ao final do evento.

O diretor de Saúde Bucal, Daniel Capitani, também tem um trabalho exposto no totem eletrônico do evento, representando a Diretoria de Saúde Bucal, com a divulgação da Campanha Municipal de Combate ao Câncer Bucal, que já vem ocorrendo em São Sebastião nas Unidades de Saúde da Família (USFs). O trabalho também concorre ao prêmio.

A exposição mostra também as ações do 1º Simpósio sobre Câncer de Cabeça e Pescoço, realizado em São Sebastião no ano de 2023 e que contou com cerca de 200 participantes de todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Litoral Sul do Estado de São Paulo. A cidade receberá a 2ª edição do simpósio no dia 12 de julho.

A programação está intensa e tem participação de diretores, assessores e apoiadores do Cosems/SP, membros do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos e militantes do SUS de todo o Brasil, destacando que este congresso é reconhecido como um dos mais importantes na área da Saúde Pública.

A Comissão Organizadora garante um evento que possibilita promover debates, reflexões e encaminhamentos que envolvem a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os 645 municípios paulistas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui