Prefeitura de São Sebastião apresenta Programa de Criação de Unidades de Conservação Municipal

0
75

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realiza, nesta quinta-feira (4), às 16h, o lançamento do novo Programa de Criação de Unidades de Conservação Municipal.

Com base na Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) corresponde ao conjunto de Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais.

As Unidades de Conservação têm o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de importância local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza, a pesquisa científica e métodos de Educação Ambiental.

O SNUC divide todas as Unidades de Conservação em dois grupos. Um grupo de proteção integral (parques, reservas, estações ecológicas, entre outros) onde nas unidades de proteção integral é permitido o uso indireto dos recursos naturais como banho de cachoeira ou rio, caminhada, prática de canoagem, escalada e fotografias.

Já o grupo de desenvolvimento sustentável (áreas de proteção ambiental, áreas de relevante interesse ecológico, entre outros) é permitido o uso direto dos recursos naturais, ou seja, aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais.

Considerando que São Sebastião vem protegendo suas áreas naturais relevantes por meio de UCs, exemplos, APA Baleia/Sahy, RPPN Reserva Rizzieri, APA Marinha do Litoral Norte, ARIE de São Sebastião e Refúgio da Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes, todos localizadas no município com diferentes gestões, escala municipal, estadual e federal, essas unidades de conservação são estratégias extremamente eficazes para a manutenção dos recursos naturais em longo prazo.

A apresentação do programa voltado para São Sebastião será realizada às 16h no auditório da Secretaria da Educação (SEDUC), localizado na Rua Amazonas,13, Centro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui