1º Encontro dos Angoleiros do Sertão de São Sebastião atrai mais de 400 pessoas na região central

0
207

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), em parceria com a Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão, recebeu entre sexta-feira (27) e domingo (29) mais de 400 pessoas no 1º Encontro dos Angoleiros do Sertão de São Sebastião.

Com oficinas de capoeira, apresentações artísticas de samba de roda, forró e bumba meu boi, o evento foi considerado um sucesso, segundo afirmou o organizador Alex Felix. “Estamos muito felizes com o resultado desse primeiro encontro. Foi sensacional. Perfeito. Teve muita gente bonita de várias partes da região e já queremos a segunda edição”, complementou Alex.

As atividades do evento ocorreram na Quadra Poliesportiva do Centro de Apoio Educacional ‘Alberto Augusto Ferreira’ (CAE) e no Espaço Cultural Batuíra, no bairro São Francisco; e no Centro Comunitário ‘Mário Cândido de Oliveira’, no Morro do Abrigo, região central.

Desde outubro de 2022 o grupo de capoeira desenvolve aulas gratuitas com o professor de Capoeira Angola, historiador e educador socioambiental Alex Felix. As aulas são realizadas na Quadra Poliesportiva do São Francisco, às terças e quintas-feiras, das 19h às 20h30.

“A capoeira praticada de maneira inteligente empretece a mente, pois ela nos propõe o enfrentamento ao racismo, à desigualdade social e de gênero. Além disso, nosso projeto e o evento buscam auxiliar na construção da autoestima e na racialização da população branca. Vai ser uma festa maravilhosa e todos estão convidados”, completou Alex.

A Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão teve sua origem na década de 80 dentro da comunidade rural de Mantiba, na cidade de Feira de Santana (BA). O mestre Cláudio Costa iniciou o projeto e o tempo contribuiu para emancipar os frutos culturais da capoeira de angola, quebra-pote, rei-roubado, samba de roda e do boi bumbá através de ações espalhadas por diversos lugares, entre eles, São Sebastião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui