Projeto Baleia Jubarte promove capacitação aos servidores públicos da Secretaria de Turismo de São Sebastião

0
173

Na última sexta-feira (21), o Projeto Baleia Jubarte, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), realizou uma capacitação aos servidores públicos do Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia (CIT), sobre baleias e outros cetáceos.

Ministrada pela integrante do Projeto Baleia Jubarte, Lia Yuki, a capacitação teve o objetivo de promover um melhor entendimento sobre os cetáceos que passam pelo Canal de São Sebastião durante a temporada de maio a agosto, para que os servidores estejam capacitados e possam orientar o público visitante no atendimento da exposição que está no CIT, tendo como temática as baleias.

Em junho, o prefeito Felipe Augusto assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte, que agora tem sua base no Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia, com o intuito de que as orientações sejam passadas aos visitantes antes de irem ao mar e para que possam conhecer melhor a presença destes mamíferos na região.

Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620 ou acesse www.turismosaosebastiao.com.br/o-que-fazer/observacao-de-baleias.

Recorde de baleias avistadas

A temporada de passagem das jubartes pelo Canal de São Sebastião iniciou no mês de maio e já é um grande sucesso. De acordo com o Projeto Baleia à Vista (ProBaV), neste ano bateu o recorde de baleias avistadas no Canal, sendo registrada a passagem de 527 baleias até o último dia 23 de julho.

Com relação aos anos anteriores, neste mesmo período em 2021 foram registradas 155 baleias; e em 2022, 120 baleias.

A temporada segue até o mês de agosto e todos os anos as baleias migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parir seus filhotes, tendo como destino final Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem.

Vale ressaltar que a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo, realiza campanhas para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, como ações no mar, juntamente com a Defesa Civil, promovendo abordagens e entregando folhetos com as normas de avistagem; além de instalar placas, totens e distribuir materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.

Confira todas as normas de avistagem de cetáceos no site www.projetobaleiaavista.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui