teve início na terça-feira (11) o curso profissionalizante gratuito de ‘Fabricação de Pizzas e Salgados Assados’ no Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Topolândia, região central de São Sebastião. A capacitação, com duração de 60 horas, em duas turmas, ocorre nos períodos manhã e noite. As 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas.
O professor de empreendedorismo da empresa IBS – que ministra as aulas do Sebrae – George Henrique, afirmou que o primeiro módulo da formação é teórico. “Abrimos a aula, com introduções teóricas, em controle financeiro, marketing e vendas para que o aluno saiba como vender e divulgar seu produto. Literalmente, na parte prática, eles colocarão a mão na massa para fazer sua pizza, ou salgado, ou seja, o dia a dia de cada futuro empreendedor”, avaliou.
A aluna Elisângela Gomes, 48 anos, moradora do Centro, aprovou a formação. “Eu morava em Sorocaba e me mudei para São Sebastião há cinco meses. A iniciativa da prefeitura em proporcionar estes cursos gratuitos é excelente. Me interessei pela formação porque adoro cozinhar. Minha irmã faz o curso de Fabricação de Produtos de Confeitaria e juntas vamos abrir nosso primeiro negócio. A prefeitura incentiva o empreendedorismo”, disse.
“Amo pizza e adoro mexer com massas, por isso achei o curso bem interessante. Futuramente posso abrir meu próprio negócio, ou trabalhar em comércio, graças a esta oportunidade que a Prefeitura nos proporciona gratuitamente”, elogiou Cláudia Suzana, 36 anos, moradora do bairro Varadouro.
“Esta é a segunda capacitação que faço pela prefeitura. A primeira foi de cozinha. Vou aprimorar meu conhecimento para crescer no setor de culinária e empreender”, afirmou Josias Oliveira, 50 anos, morador do bairro Jaraguá.
Os cursos gratuitos profissionalizantes do Programa Empreenda Rápido são ministrados pela Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro Integrado Profissionalizante, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).