Na última terça-feira (6), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista, promoveu gratuitamente, no Teatro Municipal, a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos.
Em razão do início da temporada de passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião, a atividade foi conduzida pelos biólogos e integrantes do Projeto Baleia Jubarte, Sergio Cipolotti e Rafaela Souza, tendo como objetivo promover um melhor entendimento sobre os cetáceos, instruindo de como devem agir ao se depararem com uma baleia, além das normas de avistagem vigentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e o desenvolvimento do turismo de observação, contribuindo para a proteção dos cetáceos.
A abertura oficial foi feita pelo Prefeito Felipe Augusto e a oficina teve também a presença da Secretária de Turismo Adriana Augusto Balbo, do Secretário de Meio Ambiente Flávio Fernandes Queiroz, do Presidente do Instituto Baleia Jubarte Eduardo Camargo, e do fundador do Projeto Baleia Franca e escritor José Truda. Voltada às agências, operadores de turismo e marinas que operam no segmento náutico da região, o encontro reuniu cerca de 70 pessoas.
A temporada de passagem das baleias jubartes pelo canal de São Sebastião acontece durante os meses de maio, junho, julho e agosto. Vale ressaltar que as primeiras baleias jubarte já foram avistadas na região. Todos os anos elas migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parir seus filhotes.
Para mais informações sobre passeios voltados à avistagem de cetáceos, ligue para a Secretaria de Turismo: (12) 3892-2620.