São Sebastião participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos

0
161

De 2 a 9 de junho, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), promoverá, a partir das 9h, na Casa do Patrimônio, no Centro Histórico do município, a Oficina de Histórias Vivas de São Sebastião.

A atividade integra a programação da 7ª Semana Nacional de Arquivos, realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do governo federal.

Neste ano, a atividade tem como tema “Arquivos – Territórios de Vidas” e busca, a partir desse chamado, estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuárias/os.

Toda a população está convidada para contar a sua história relacionada ao município de São Sebastião. Serão produzidos vídeos que ficarão guardados no acervo digital da instituição e disponibilizados também nos canais de comunicação da Fundass. Fotos e documentos que tenham valor para a história da cidade também poderão ser deixados na guarda da Casa do Patrimônio ou levados para escanear, a fim de compor o arquivo digital.

Para se inscrever, o interessado em participar deve preencher o formulário por meio do link https://form.jotform.com/231454005932651 e reservar um horário para a gravação do depoimento em formato de vídeo.

A Casa do Patrimônio está localizada na Avenida Dr. Altino Arantes, 6, no Centro Histórico.

Sobre a Casa do Patrimônio Histórico de São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião inaugurou em agosto de 2022 a Casa do Patrimônio Histórico, abrigando a nova sede do Arquivo Histórico Municipal.

Em atendimento à Lei Complementar nº 266/21, sancionada em 12 de julho de 2021, a divisão de Patrimônio Histórico passou oficialmente a ser mantido pela Fundass, que tem a responsabilidade em promover e incentivar a restauração, revitalização, manutenção, conservação e administração de patrimônios públicos de valor histórico, artístico, cultural, arquitetônico e arqueológico da cidade.

A Casa do Patrimônio Histórico conta com duas salas climatizadas para abrigar o rico acervo do Arquivo Histórico, além de sala para a equipe técnica, sala de tratamento de documentos, ala expositiva e computadores para acesso gratuito à internet, com o intuito de auxiliar em trabalhos de pesquisas e acesso futuro ao acervo de forma virtual. A estrutura segue todas as normas técnicas de conservação, de segurança e de acessibilidade, assegurando um espaço adequado para pesquisas e guarda de documentos, bem como de recebimento de documentos de guarda permanente da Prefeitura de valor histórico.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui