Na manhã desta quarta-feira (10), aconteceu no Teatro Municipal, mais um evento de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, sobre a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), realizado pela prefeitura de São Sebastião.
A implantação 100% do Prontuário Eletrônico do Cidadão nas USFs possibilita a visualização imediata das informações de do usuário, mesmo quando o atendimento
acontecer em unidades diferentes da que está cadastrado, por se tratar de um sistema de
informação do Sistema Único de Saúde (SUS) que fornece dados clínicos administrativos sobre o fluxo de atendimento aos cidadãos.
Dentre os investimentos da atual gestão em função dos ACSs do município estão: fornecimento de uniformes, repelentes e protetor solar, fornecimento de tablets, ampliação das equipes, revitalização dos prédios, ar condicionados, reposição de novos computadores e mobiliários, e, o pagamento do piso nacional através da Lei Complementar 283/2022 de autoria do prefeito.
Hoje, São Sebastião conta com 24 unidades da Saúde da Família, sendo 140 ACSs que fazem a integração dos serviços de atenção básica em saúde com a comunidade, realizando atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças. Os ACSs são responsáveis pelo cadastro e acompanhamento das famílias da área de atuação da USF onde atuam.
Durante o evento, anunciou-se que o prefeito irá protocolar na Câmara Municipal um Projeto de Lei criando mais 44 vagas de ACSs e, posteriormente, abrirá concurso público para preenchimento dessas novas vagas nos bairros:
– Juquehy I: 02 vagas
– Juquehy II: 02 vagas
– Camburi I: 02 vagas
– Barra do Sahy: 02 vagas
– Boiçucanga I: 02 vagas
– Boiçucanga II: 02 vagas
– Maresias I: 01 vaga
– Paúba: 03 vagas
– Itatinga I: 01 vaga
– Itatinga II: 03 vagas
– Itatinga III: 05 vagas
– São Francisco: 06 vagas
– Morro do Abrigo: 03 vagas
– Enseada I: 01 vaga
– Canto do Mar I: 01 vaga
– Canto do Mar II: 05 vagas
– Jaraguá: 03 vagas