Entre os projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de São Sebastião está o Programa Criança Feliz que desenvolve atividades lúdicas e vivências com crianças de 83 famílias, com abrangência, dos bairros de Toque-Toque Grande a Boraceia, inscritas no Cadastro Único.
A equipe, formada por sete visitadoras, nesta quarta-feira (22), realizou uma vivência de lazer, com a garotada e familiares, monitoradas pelas colaboradoras, no parque infantil do Complexo Turístico da Rua da Praia, Centro Histórico.
Miriam Pacheco, 33 anos, mãe de Thiago, 10 anos, e dos gêmeos, Pedro Henrique e João Pedro, 1 ano e seis meses, moradores do bairro Maresias, elogiou o programa. “Estou inscrita há um ano e seis meses, desde que os gêmeos estavam na minha barriga. Esta vivência fortalece os vínculos familiares e eles estão se divertindo muito. Integrar o Criança Feliz nos ajuda no desenvolvimento humano. A Prefeitura está de parabéns por aderir ao programa que só nos beneficia”, disse Miriam. Após as atividades de lazer, houve um piquenique para os participantes.
Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal, instituído por meio do decreto nº 8.869/2016, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
O programa atende a gestantes, crianças de zero até seis anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar, em razão da aplicação de medida de proteção prevista no artigo 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.
O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias a políticas e serviços públicos de que necessitem; e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
O município de São Sebastião integra o programa. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Assistência Social (NAS), Avenida Dr. Francisco Loup, 1.316, bairro Maresias. Telefone: (12) 3865-5324.