Em São Sebastião, baleia Jubarte encontrada morta na Praia de Juquehy é enterrada na faixa de areia

0
145

Prefeitura de São Sebastião sede escavadeira para auxiliar na movimentação de necropsia

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), Regional Juquehy cedeu uma escavadeira para auxiliar a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) do Instituto Argonauta, na manhã da última terça-feira (01), na movimentação de necropsia, e para enterrar a baleia encalhada, que foi encontrada morta, no fim da tarde de segunda-feira (31), na Praia de Juquehy, Costa Sul do município.

O animal foi enterrado na faixa de areia. O PMP-BS do Instituto Argonauta foi acionado para atender a ocorrência e a equipe técnica verificou tratar-se de uma Baleia Jubarte Megaptera novaeangliae, já em avançado estado de decomposição, encalhada na zona entre marés.

Segundo o Instituto Argonauta foi possível, em observação externa, realizar a biometria e constatar ser uma fêmea juvenil, com um comprimento total de oito metros. Ainda de acordo com o instituto, a equipe coletou amostras de pele, gordura e musculatura para futuros exames.

Instituto Argonauta

Fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial a conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.

O Instituto Argonauta, também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Argonauta monitora o Trecho 10, compreendido entre São Sebastião e Ubatuba. Para informações consulte: https://institutoargonauta.org/.

#PraTodosVerem: sequência de imagens mostram a movimentação de necropsia para enterrar a baleia encalhada que foi encontrada morta, na Praia de Juquehy, Costa Sul de São Sebastião. Fim da descrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui