Os projetos ‘OAB Vai à Escola’ e ‘Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola’ retornaram neste segundo semestre letivo nas unidades da rede municipal de São Sebastião. A primeira escola a receber a ação foi a EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, no bairro Morro do Abrigo, na última segunda-feira (4/8), marcando o reinício das atividades com um encontro repleto de conhecimento e participação ativa dos estudantes.
Promovida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), a iniciativa é uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com o Poder Judiciário, e tem como objetivo aproximar os estudantes da realidade jurídica e promover a formação cidadã.
A ação contou com a presença do Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de São Sebastião, Vitor Hugo Aquino de Oliveira; da presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Cláudia Cantanhede; e das advogadas Kamilla Assunção e Ananda Leandro de Souza Silva Farias. Pela Secretaria da Educação, estiveram presentes a diretora do Departamento de Ensino, professora Izilda Moreira, e o coordenador do Projeto Jovens em Ação, professor Rafael Romero.
Durante o encontro, os estudantes participaram de uma palestra sobre bullying, cyberbullying e funcionamento dos Poderes e das instituições públicas, ministrado pela advogada Kamilla Assunção e o juiz Vitor Hugo Aquino de Oliveira, sendo apresentados os conceitos e consequências destas práticas.
“O projeto OAB Vai Escola é uma parceria com a OAB e a Secretaria da Educação, e também o Programa Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola, que é uma parceria com o Judiciário. Promovemos palestras e conversas com os alunos explicando sobre seus direitos, deveres e temas sensíveis como bullying, violência doméstica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Hoje estamos retomando esses encontros na escola Walfrido, com a participação de advogados e juiz. É um momento rico de trocas e aprendizados sobre convivência em sociedade”, destacou a presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Cláudia Cantanhede.
O estudante Davi Lima, de 13 anos, aprovou a experiência. “Eu achei uma palestra muito boa, tanto para a gente continuar aprendendo quanto para entender como funciona a parte do mundo jurídico. Esse projeto é muito bom para mostrar como a sociedade funciona, os poderes que constituem a nossa democracia e o país. As advogadas e o juiz deram muita atenção para a gente, e todo mundo participou com respeito. Eu gostei bastante”, relatou.
As ações dos projetos continuarão percorrendo as escolas do município até o final do ano, promovendo o conhecimento dos direitos, da cidadania e da justiça entre os jovens estudantes de São Sebastião. A expectativa é atender mais de 1.400 alunos neste segundo semestre.