O 1º Intercâmbio de Capoeira Brasil e Chile vai proporcionar um dia de muita cultura e troca de informação, por meio de expressões artísticas dos dois países da América do Sul, neste sábado (9/8), a partir das 16h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) de Barequeçaba.
O evento é realizado pelo Centro Cultural Capoedendê, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). A expectativa é que aproximadamente 150 atletas participem da programação do encontro, que deve ir até às 22h.
Além dos capoeiristas sebastianenses do projeto, os atletas brasileiros virão das cidades de Jaú, Bauru, Cubatão, Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. Já os chilenos, são da cidade de Maípu, que é uma das 32 comunas que compõem a capital do Chile, Santiago.
O responsável pela iniciativa é o presidente do Centro Cultural Capoedendê, José Carlos Teixeira, popularmente conhecido como Mestre Kalunga. Carlos explica que o encontro não terá só capoeira, mas contará com apresentações de samba de roda e da tradicional dança chilena cueca.
“Esse intercâmbio é uma oportunidade de fortalecer a capoeira como expressão cultural e ferramenta de união entre os povos. Poder reunir capoeiristas do Brasil e do Chile em um ambiente de respeito, troca e valorização cultural é uma conquista enorme para todos nós. Mais do que mostrar nossa arte, queremos aprender com a cultura do outro, fortalecer laços e manter viva a essência da capoeira, que é união e comunidade”, complementou o mestre.