A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), realizou nesta quarta-feira (23/7) uma ação especial de saúde destinada aos moradores que vivem em situação de rua, no Centro da cidade. A iniciativa aconteceu no Centro POP (Centro de Referência Especializado para a População de Rua), um serviço de assistência social que oferece atendimento a essas pessoas, auxiliando no acesso a direitos e políticas públicas.
Cerca de 46 pessoas foram atendidas. A enfermeira Alana Framba, chefe de Vigilância Epidemiológica no Centro e Costa Norte, disse que a ação é preventiva para obter um diagnóstico geral do estado de saúde destas pessoas, que vivem expostas a condições insalubres, muitas vezes.
Os atendidos puderam ter acesso a atendimento médico e a oportunidade de tomar a vacina contra a gripe, além de realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV e as hepatites B e C.
Também foi realizado o teste para detectar tuberculose e o dextro para monitoramento da glicemia. “É uma ação de atendimento médico destinada aos moradores de áreas livres. O doutor Sérgio realiza os atendimentos e, conforme a situação, o paciente já sai com o medicamento em mãos”, explicou Alana Framba.