Os professores da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram na segunda-feira (28/7) de um Encontro Pedagógico que antecedeu a volta às aulas do segundo semestre. Com o tema ‘O voo dos que ensinam e aprendem’, a reunião ocorreu simultaneamente em todas as unidades escolares, reunindo educadores de todos os segmentos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
A iniciativa teve como objetivo promover um momento de acolhimento, reflexão e planejamento coletivo, reforçando o compromisso com a qualidade da educação pública e o desenvolvimento integral dos estudantes. Durante o encontro, os profissionais compartilharam vivências, alinharam estratégias e aprofundaram os estudos pedagógicos que nortearão as ações do segundo semestre.
Cada etapa da Educação trabalhou com um eixo temático específico. Na Educação Infantil, o foco foi “Modalidades Organizativas e Espaços Educativos”; nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o tema foi ‘Ler em todas as áreas’; e, nos Anos Finais, o debate girou em torno da ‘Competência Leitora para Todos!’.
Além das formações, as unidades promoveram dinâmicas sensíveis e atividades voltadas ao fortalecimento das práticas pedagógicas, como relatou a professora Diele Moraes, da Creche Municipal de Juquehy 1.
“Gostei bastante da proposta que recebemos. Nossa prática já envolve elementos naturais, escuta ativa das crianças e abordagens participativas. A dinâmica da caixinha misteriosa foi muito significativa pra mim, pois representa bem a imprevisibilidade da sala de aula. Chegamos com uma proposta, mas não sabemos como a criança vai receber aquilo. Para esse segundo semestre, decidi levar a minha caixinha de surpresas e deixar para trás o medo e a insegurança. Foi um momento de muito acolhimento e autoconhecimento”, contou.
A secretária da Educação, Marta Braz, comentou sobre o sucesso da formação. “O Encontro Pedagógico é sempre um momento especial, de reencontro, acolhimento e renovação do compromisso que temos com a aprendizagem dos nossos estudantes. Este segundo semestre começa com a força de um trabalho coletivo e com a dedicação dos nossos educadores, que não
medem esforços para transformar vidas por meio da educação. A proposta deste encontro reforça a escuta sensível, a criatividade e a construção de estratégias pedagógicas alinhadas com a realidade de cada sala de aula. Seguimos juntos, com coragem, responsabilidade e afeto, para garantir uma educação pública de qualidade e verdadeiramente transformadora”, disse.