A transformação digital em curso na autarquia visa melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos
Nova ferramenta substitui solicitações antes feitas pelo SEI Externo em 216 serviços, permitindo maior autonomia e agilidade; cidadão deve ficar atento aos prazos
Agência SP
As requisições de processos que antes eram solicitados pelo SEI Externo serão gradativamente migradas para o CSM. Quatro serviços já estão disponíveis nesta primeira fase da migração: comunicar a venda de veículo; solicitar desbloqueio do laudo de vistoria; solicitar cancelamento de intenção de venda; excluir processo de habilitação do Renach. Ainda neste ano, outros 212 tipos de requisições serão migrados para o CSM, que permitirá mais autonomia ao cidadão.
Com a utilização do novo sistema, mais intuitivo e prático, o usuário poderá, por exemplo, dar continuidade ao mesmo processo diante de um possível indeferimento – no caso do envio de um documento incorreto ou ilegível, que é o motivo mais comum para os indeferimentos. No ambiente SEI, a consulta da tramitação do processo pelo cidadão era confusa, com a abertura de diversos protocolos e telas. E, ao ter o processo indeferido, essa informação não era identificada de imediato. Caso o cidadão quisesse dar continuidade ao requerimento, era preciso abrir um novo processo, o que tornava a solicitação mais burocrática.
Além da praticidade para o cidadão, o CSM também permite a consulta do histórico de todas as solicitações num único ambiente, sendo possível a visualização por onde o processo tramitou e os devidos encaminhamentos. O acesso ao novo sistema é pelo portal do Detran-SP (http://detran.sp.gov.br); na sequência, o cidadão pode procurar o serviço desejado por meio da busca ou da área à qual está relacionada. Depois de clicar em “iniciar serviço”, o cidadão fará o login com a conta GOV.BR (acesso prata ou ouro) e a próxima página já será o formulário a ser preenchido com a requisição em questão, tudo isso em uma jornada fluída e contínua, sem a necessidade de ser direcionado a outros sistemas.
A cada andamento do processo, o usuário também é comunicado por e-mail de que houve alguma atualização, podendo consultar o andamento da solicitação no portal do Detran-SP. Os usuários que acessam os serviços por links diretos, que já estavam salvos, por exemplo, deverão desconsiderá-los para entrar no sistema corretamente. Ou seja, todo novo protocolo de serviço precisa ser realizado diretamente dentro do Portal Detran-SP.
“A implantação também traz vantagens para a administração pública, como, por exemplo, mais agilidade no tratamento das demandas e maior facilidade para o operador. Isso significa menos tempo de espera e um atendimento mais rápido e eficiente para toda a população”, afirma Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, que é vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).
Dos 216 serviços disponíveis, os cinco mais requisitados, em junho deste ano, foram: autorização prévia para modificação nas características de veículo (11.393); solicitar desbloqueio de restrição de veículo média monta (8.648); solicitar autorização para transporte escolar/veículo (5.167); solicitar a autorização para a gravação/regravação de chassi e/ou motor (5.009); e solicitar regularização da substituição de motor (4.953). A previsão é que esses e todos os serviços disponíveis estejam no novo sistema até o mês de setembro.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP tem o compromisso de prevenir sinistros e preservar vidas e a missão de gerir um sistema de trânsito mais seguro e eficiente entre todos os modais. O órgão busca oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
A transformação digital em curso na autarquia visa melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.