Costa Sul recebe Campanha de prevenção de queda da pessoa idosa

0
6

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realizou na quinta feira (24/7) a Campanha de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa, no bairro de Boraceia, na Costa Sul de São Sebastião. O objetivo foi conscientizar e alertar sobre a importância dos cuidados necessários para prevenção de quedas, frequentes nessa faixa etária.

A iniciativa foi realizada na Associação Amigos de Boraceia e reuniu aproximadamente 15 idosos, além de representantes da Sepedi. A roda de conversa foi conduzida por Lidiane Sacardo, diretora de políticas públicas da pessoa idosa da Sepedi, que fez um alerta quanto aos cuidados que se deve manter para prevenir as quedas nessa fase da vida que tem um auto índice de mortalidade.

Ela reforça que as orientações são necessárias de forma contínua, porém, a campanha neste mês visa intensificar esta importante ação, visto que as quedas possuem um alto risco de mortalidade, com prevalência: um a cada quatro pacientes morrem após a fratura de fêmur. “A fratura do fêmur pode ser fatal ou pode limitar a mobilidade dos idosos afetando também sua a saúde mental”, informa a diretora.

O secretário adjunto da Sepedi, João Baptista Fernandes, participou da roda de conversa e enalteceu a importância de uma casa adaptada às pessoas idosas.

Ao final da palestra, foram entregues folhetos informativo sobre a Campanha de Prevenção de Queda da Pessoa Idosa a todos os presentes.

De acordo com a secretária da Sepedi, Juliana Coelho, “as orientações de forma itinerante nos bairros são importantes para toda a sociedade, pois as quedas são frequentes com os idosos e adotando medidas de prevenção, é possível reduzir significativamente o risco de quedas e suas consequências, promovendo mais qualidade de vida e autonomia”.

A Campanha de Prevenção da Pessoa Idosa continua na próxima quinta-feira,  dia 31 de julho, às 9h, no Núcleo de Barra do Una, situado à Rua Cravinho, 111, e no Núcleo de Juquehy, às 10h, Rua Dona Ana Eufrasina, 259.

Na região central, serão realizadas palestras no dia 4 de agosto, no Núcleo São Francisco, às 9h, à Rua Gilberto Pedro do Rego, 45; e na Topolândia, às 14h, na Rua Antônio Pereira Silva, 170.

A última palestra será realizada no dia 7 de agosto no Núcleo Jaraguá, às 9h, à Rua Guilherme de Almeida, s/n.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui