Estudantes líderes da Escola Municipal Prof.ª Patrícia Viviani Santana, no bairro Topolândia, participaram na última sexta-feira (27/6) de uma experiência prática na Base da Guarda Mirim de Barequeçaba em uma atividade do projeto Jovens em Ação da Secretaria da Educação (Seduc). A visita proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e aproximação com o trabalho desenvolvido pelo projeto socioeducativo, que é ligado à Polícia Municipal da Secretaria de Segurança Urbana (Segur).
Durante a atividade, os alunos conheceram de perto o funcionamento da Guarda Mirim, participaram de dinâmicas com a equipe e esclareceram dúvidas sobre o programa, que há décadas contribui para a formação profissional e cidadã de adolescentes de São Sebastião.
A Guarda Mirim atende jovens entre 14 e 17 anos e busca oportunizar o primeiro emprego. Após passarem por processo seletivo, os estudantes recebem formação no contraturno escolar, com disciplinas de inglês, português, matemática, ética, cidadania e noções sobre o mercado de trabalho.
Ao concluir o curso, os jovens podem ser encaminhados para atuar em diferentes áreas da Prefeitura de São Sebastião ou em uma das 50 empresas parceiras que mantêm convênio com o projeto. Atualmente, a Guarda Mirim conta com quatro bases distribuídas no município no Centro, Enseada, Maresias e Juquehy, atendendo adolescentes de norte a sul da cidade.
A visita também teve como objetivo inspirar os estudantes a refletirem sobre o futuro profissional e sobre o papel do comprometimento e da responsabilidade na construção de novos caminhos.