Prefeitura de São Sebastião participa de coleta de mexilhões para controle sanitário

0
54

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), participou nesta terça-feira (4) de uma coleta de mexilhões na Praia de Toque-Toque Grande, em parceria com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A ação integra o Programa Estadual de Sanidade dos Animais Aquáticos (PESAAq), que atende à Instrução Normativa Interministerial MPA/MAPA nº 07/2012 e garante o controle higiênico-sanitário dos moluscos bivalves destinados ao consumo humano. O monitoramento é feito por meio de análises microbiológicas e de biotoxinas marinhas, substâncias que podem ser prejudiciais à saúde caso se acumulem nos moluscos durante o processo de filtração da água.

Em São Sebastião, as coletas ocorrem em dois pontos: na Praia de Toque Toque Grande e na Praia das Cigarras, abrangendo os cultivos da região. A iniciativa é ainda mais relevante diante da recente observação do fenômeno da ‘maré vermelha’, registrado em janeiro no canal de São Sebastião e Ilhabela.

A análise da água confirmou a predominância do microrganismo Mesodinium rubrum, que não é tóxico, mas reforça a necessidade do monitoramento contínuo para prevenir impactos ambientais e riscos à saúde pública, como ocorreu em 2016, quando uma floração de Dinophysis levou ao embargo do consumo de moluscos na região.

A coleta contou com a participação de funcionários do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Semam, da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo e do pescador Sérgio Paulo Libano da Silva, responsável pelo cultivo de mexilhões na região de Toque Toque Grande.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui