O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou a instalação de 649 novos radares fixos nas rodovias estaduais de São Paulo, com previsão de operação até maio de 2025.
Desses, 89 serão instalados em cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou a instalação de 89 novos radares de velocidade nas rodovias estaduais que atravessam o Vale do Paraíba e região, com previsão de operação a partir de maio de 2025.
Esses equipamentos serão distribuídos em diversos trechos, abrangendo várias cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Os radares serão de dois tipos:
Fixo-Redutor, em áreas urbanas com maior presença de pedestres e ciclistas, exibindo a velocidade dos veículos e;
Fixo-Controlador, em trechos rurais, sem display.
Além de fiscalizar a velocidade, os novos equipamentos contarão eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitirão dados em tempo real para a central do DER.
No litoral Norte os principais trechos da rodovias que receberão os novos radares:
SP-055 – Rio-Santos/Doutor Manoel Hyppolito Rego – 17 radares
São Sebastião/SP
Km 142,000 Leste/Oeste – São Sebastião;
Km 147,700 Leste/Oeste – São Sebastião;
Km 156,970 Leste/Oeste – São Sebastião;
Km 160,500 Leste/Oeste – São Sebastião;
Km 171,500 Leste/Oeste – São Sebastião;
Km 114,260 Leste/Oeste – São Sebastião;
Km 119,950 Leste/Oeste – São Sebastião.
Ilhabela/SP
SP-131 – sem nome – 1 radar
Km 011,200 Norte/Sul – Ilhabela
Caraguatatuba/SP
Km 089,100 Leste/Oeste – Caraguatatuba;
Km 102,750 Leste/Oeste – Caraguatatuba;
Km 104,900 Leste/Oeste – Caraguatatuba;
Km 106,400 Leste/Oeste – Caraguatatuba.
Ubatuba/SP
Km 054,000 Norte/Sul – Ubatuba;
Km 071,700 Leste/Oeste – Ubatuba;
Km 073,150 Leste/Oeste – Ubatuba;
Km 078,300 Leste/Oeste – Ubatuba;
Km 079,800 Leste/Oeste – Ubatuba;
Km 080,800 Leste/Oeste – Ubatuba.
Veja a lista das demais regiões onde os radares serão instalados:
SP-008 – Rodovia Capitão Bardoíno – 2 radares
Km 093,600 Norte/Sul – Bragança Paulista
Km 096,860 Norte/Sul – Bragança Paulista
SP-063 – Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira – 2 radares
Km 042,350 Leste/Oeste – Bragança Paulista
Km 053,250 Leste – Bragança Paulista
SP-095 – Rodovia Benevenuto Moretto – 2 radares
Km 000,790 Leste/Oeste – Bragança Paulista
Km 008,000 Leste/Oeste – Bragança Paulista
SPA-009/010 – Rodovia João Hermenegildo de Oliveira – 1 radar
Km 008,410 Leste/Oeste – Bragança Paulista
SP-354 – Rodovia Edgar Máximo Zambotto – 1 radar
Km 079,420 Norte/Sul -Atibaia
SP-036 – Rodovia Jan Antonin Bata – 5 radares
Km 047,000 Norte/Sul – Nazaré Paulista
Km 078,570 Norte/Sul – Piracaia
Km 080,770 Norte/Sul – Piracaia
Km 084,660 Norte – Piracaia
Km 089,420 Norte/Sul – Piracaia
SP-050 – Rodovia Monteiro Lobato – 4 radares
Km 098,510 Norte/Sul – São José dos Campos
Km 103,100 Norte/Sul – São José dos Campos
Km 128,100 Norte/Sul – Monteiro Lobato
Km 175,900 Norte/Sul – Campos do Jordão
SP-046 – Rodovia Oswaldo Barbosa Guisardi – 2 radares
Km 154,500 Leste/Oeste – Santo Antônio do Pinhal
Km 165,150 Leste/Oeste – Santo Antônio do Pinhal
SP-042 – Rodovia Vereador Júlio da Silva – 1 radar
Km 163,000 Norte/Sul – São Bento do Sapucaí
SP-052 – Rodovia Hamilton Vieira Mendes – 4 radares
Km 212,000 Norte/Sul – Cruzeiro
Km 218,600 Norte/Sul – Cruzeiro
Km 220,800 Norte/Sul – Cruzeiro
Km 232,700 Norte/Sul – Cruzeiro
SP-058 – Rodovia Deputado Nesralla Rubez – 1 radar
Km 216,700 Leste/Oeste – Cruzeiro
SP-062 – 5 radares
Km 118,100 Leste/Oeste – Caçapava
Km 140,600 Leste/Oeste – Tremembé
Km 152,350 Leste/Oeste – Pindamonhangaba
Km 156,600 Leste/Oeste – Pindamonhangaba
Km 183,800 Leste/Oeste – Lorena
SP-103 Rodovia João do Amaral Gurgel – 1 radar
Km 001,800 Leste/Oeste – Caçapava
SP066 – Rodovia Geraldo Scavone – 2 radares
Km 100,500 Leste/Oeste – Jacareí
Km 102,400 Leste/Oeste – Jacareí
SP066 – Rodovia Nilo Máximo – 2 radares
Km 001,800 Norte/Sul – Jacareí
Km 002,500 Norte/Sul – Jacareí
SP066 – Henrique Eroles – 2 radares
Km 082,000 Leste/Oeste – Jacareí
Km 088,900 Leste/Oeste – Jacareí
SP-66 General Euryale de Jesus Zerbine – 1 radar
Km 091,800 Leste/Oeste – Jacareí
SPI172/060 – Sem nome – 1 radar
Km 000,800 Norte/Sul – Jacareí
SP-068 – Rodovia dos Tropeiros – 1 radar
Km 245,300 Leste/Oeste – Areias
SP-121 – Rodovia Otacílio Fernandes da Silva – 1 radar
Km 018,100 Leste/Oeste – Redenção da Serra
SP-121 – Rodovia Major Gabriel Ortiz Monteiro – 1 radar
Km 001,200 Leste/Oeste – Taubaté
SP-123 – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – 8 radares
Km 001,200 Norte/Sul – Taubaté
Km 011,500 Norte/Sul – Tremembé
Km 013,100 Norte/Sul – Tremembé
Km 016,800 Norte/Sul – Tremembé
Km 028,800 Norte/Sul – Pindamonhangaba
Km 031,000 Norte/Sul – Pindamonhangaba
Km 035,600 Norte/Sul – Pindamonhangaba
Km 043,100 Norte/Sul – Campos do Jordão
SP-125 – Rodovia Oswaldo Cruz – 10 radares
Km 005,950 Norte/Sul – Taubaté
Km 025,400 Norte/Sul – Taubaté
Km 027,000 Norte/Sul – Redenção da Serra
Km 042,850 Norte/Sul – São Luís do Paraitinga
Km 066,350 Norte/Sul – São Luís do Paraitinga
Km 073,800 Norte/Sul – São Luís do Paraitinga
Km 077,000 Norte/Sul – São Luís do Paraitinga
Km 080,900 Norte/Sul – Ubatuba
Km 085,850 Norte/Sul – Ubatuba
Km 088,300 Norte/Sul – Ubatuba
SP-132 – Rodovia Doutor Caio Gomes Figueiredo – 1 radar
Km 159,400 Leste/Oeste – Pindamonhangaba
SPA085/060 – (sem nome) – 1 radar
Km 001,000 Norte/Sul – Pindamonhangaba
SPA092/060 – Rodovia Manuel César Ribeiro – 2 radares
Km 002,150 Norte/Sul – Pindamonhangaba
Km 003,850 Norte/Sul – Pindamonhangaba
SPA099/060 – (sem nome) – 1 radar
Km 001,600 Norte/Sul – Pindamonhangaba
SP-153 – Rodovia Nelson Ferreira Pinto – 1 radar
Km 006,100 Norte/Sul – São Luiz do Paraitinga
SP171 – Rodovia Paulo Virgílio – 3 radares
Km 002,200 Norte/Sul – Guaratinguetá
Km 019,900 Norte/Sul – Guaratinguetá
Km 032,000 Norte/Sul – Cunha
SPA-017/123 – Rodovia Pedro Celeste – 1 radar
Km 002,000 Leste/Oeste – Tremembé
SPA-143/062 – Rodovia Francisco Alves Monteiro – 1 radar
Km 003,000 Norte/Sul – Tremembé
A instalação desses radares visa aumentar a segurança viária, especialmente em áreas com maior densidade populacional e histórico de acidentes. Os locais específicos foram selecionados com base em estudos de tráfego e índices de acidentes, priorizando pontos críticos para a redução de ocorrências.