Durante a primeira semana, a formação foi dedicada a capacitar os professores no uso de recursos tecnológicos que podem ser aplicados diretamente em sala de aula, como a playtable, mesa interativa que busca tornar o aprendizado mais lúdico e divertido por meio de jogos e atividades, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Além disso, o treinamento abordou os Chromebooks, utilizados para explorar as infinitas possibilidades das ferramentas do Google em sala de aula.
A formação também trabalhou a gestão da sala de aula e a adaptação do currículo para atender às necessidades dos alunos. Uma das ferramentas destacadas neste processo é o aplicativo de leitura Elefante Letrado, que visa fortalecer as habilidades de leitura e escrita de maneira lúdica e eficaz. O currículo adaptado também busca atender a diversidade de ritmos de aprendizagem e promover uma educação mais inclusiva e dinâmica.
Os encontros tiveram como objetivo capacitar os participantes para utilizarem os recursos dos equipamentos de forma alinhada às diretrizes estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).