Prefeitura de São Sebastião implanta ecobarreira fixa no córrego Mãe Isabel

0
94

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (SEMAM) e Serviços Públicos (SESEP) iniciou a implantação de ecobarreira fixa no córrego Mãe Isabel, no bairro Topolândia, na região central.

O material é constituído por pontaletes e arame reforçado, com três metros e meio de comprimento por 1,60 de altura. De a cordo com Silvio Peres, chefe de divisão da SEMAM, a nova estrutura tem mais eficiência na contenção dos resíduos.

“A ecobarreira anterior sofria muitos danos devido à oscilação de maré e, com isso, acabava passando muitos resíduos, não contendo todo volume vindo do córrego”.

Ainda conforme ele, a estrutura anterior também sofria com atos de vandalismo por parte da comunidade. “Esse material é muito mais eficaz do ponto de vista ambiental e de segurança”, explicou.

As ações para implantar a nova ecobarreira tiveram início em outubro quando representantes das secretarias do Meio Ambiente e de Serviços Públicos participaram de uma reunião do Programa de Educação Ambiental do Porto.

Na ocasião, foi reforçada a importância da zeladoria pública, realizada pela SESEP, e esse novo projeto de ecobarreira fixa, idealizado pela SEMAM em parceria com a SESEP, a Associação de Pescadores e Comunidade Tradicional da Baía do Araçá (Apeco Araçá), GT Araçá e Elementos do Porto.

O então secretário de Serviços Públicos, Pedro Paulo, chegou a destacar a importância de haver uma maior conscientização e educação ambiental. “A interação entre a sociedade civil pública, referente a essa questão ambiental, é de suma importância. Também precisamos tratar um pouco mais da educação ambiental, principalmente quando se trata de gestão de resíduos sólidos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui