As pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto Opinião/Morada FM/Radar Litoral foram certeiras no resultado final das eleições nas cidades da região. Em São Sebastião, a diferença entre os dois candidatos foi praticamente a mesma apontada no último levantamento.
Em São Sebastião, a pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de setembro, apontava a liderança de Reinaldinho (Republicanos), com 48% das intenções de voto e Professor Gleivison (PP) 31,3%, com uma diferença de 16,7%.
O resultado final apontou Reinaldinho com 56,9% dos votos e o candidato do Progressistas com 40,3%, uma diferença de 16,6%. Ou seja, 0,1% em relação aos números da pesquisa, que foi alvo de críticas por pessoas ligadas ao grupo de oposição e até mesmo por seus líderes políticos.
Pessoas inconformadas com os números preferiram dizer que as pesquisas “eram fraudulentas”, “mentirosas” e que os veículos que divulgaram “eram comprados”. O resultado mostrou que a mentira e a fraude não fazem parte dos veículos e profissionais envolvidos na pesquisa.
A série de pesquisas apontou exatamente a diferença entre os dois candidatos e o crescimento do então candidato Reinaldinho, prefeito eleito.
Ilhabela
A segunda pesquisa realizada pela parceria Instituto Opinião/Morada FM/Radar Litoral, divulgada no dia 13 de setembro, já apontava a liderança do candidato à reeleição Toninho Colucci (PL) com 50,2% das intenções de voto. O prefeito foi reeleito com 50,8% dos votos.
Ubatuba
Em Ubatuba, a pesquisa divulgada em 30 de setembro, apontava a vitória de Flávia Pascoal (PL), candidata à reeleição com 22,7% das intenções de voto. Na contagem final, a prefeita teve 27,8% dos votos, vencendo a eleição.
O cientista político e diretor do Instituto Opinião, Nilton Tristão, afirmou à época, logo após a divulgação da pesquisa, que os números mostravam a possibilidade de crescimento de uma terceira via, o que acabou ocorrendo com Professor Arnaldo (PSB), que perdeu para a atual prefeita por 432 votos, ficando à frente de Delcio Sato (PSD), que ficou a menos de mil votos da candidatura vencedora.
Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba apontava um cenário indefinido, isso porque houve a troca de candidato do PSD. O ex-prefeito Antônio Carlos da Silva, por problemas jurídicos, desistiu da candidatura e foi substituído pelo seu filho Mateus Silva a menos de um mês do pleito.
Na pesquisa divulgada em 30 de setembro, a primeira com nome de Mateus, apontava Neto Bota (União Brasil) com 28,8% e Mateus com 22,2%. O resultado final apontou a vitória de Mateus Silva com 37,2% dos votos.
O cientista político e diretor do Instituto Opinião, Nilton Tristão, afirmou à época que a pesquisa apontava uma disputa apertada e sem definição. “O Mateus entrou mais tarde na disputa e tem um viés de crescimento. A eleição está indefinida”, disse ele em entrevista ao Jornal da Morada, após divulgação da pesquisa.
As entrevistas de campo ocorreram entre os dias 22 e 24 de setembro, pouco mais de uma semana após o lançamento oficial da candidatura vencedora.
Fonte: Radar Litoral