A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião prorrogou o prazo das inscrições para o 3º Prêmio ‘Professora Nina’ – Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar.
Os interessados têm até o dia 22 de outubro para acessar o site https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/ e responder ao formulário de inscrição. Podem concorrer professores da rede municipal de ensino que realizem práticas pedagógicas relacionadas à temática.
O objetivo da premiação é valorizar, identificar, difundir e fomentar experiências pedagógicas pautadas em princípios de equidade e antirracismo. Serão premiadas as melhores práticas de cada categoria, sendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para conferir o edital da premiação do 3º Prêmio ‘Professora Nina’ o candidato pode solicitar diretamente à equipe gestora de sua unidade escolar a circular de número 61, que contém todas as informações necessárias sobre o processo e critérios de participação.
Os resultados do projeto serão divulgados nos dias 6 e 7 de novembro, durante o 2º Fórum de Relações Étnico-Raciais, que ocorrerá no Teatro Municipal de São Sebastião.
Sobre a homenageada
Emenildes Pinheiro Alves de Matos (professora Nina) nasceu em Santos, onde estudou, formando-se professora na Escola Normal Livre José Bonifácio.
Em 1946 veio para o Litoral Norte lecionando em várias escolas isoladas de Ilhabela: Veloso, Portinho e Perequê, onde se efetivou em 1947.
Depois foi removida para o Porto Novo, em Caraguatatuba, e, em seguida, para o Grupo Escolar Henrique Botelho, em São Sebastião. Sempre lecionou para as 1ª séries, pois gostava muito de alfabetizar crianças. Alfabetizou inclusive seus quatro filhos.
Também foi professora do Curso de Admissão ao Ginásio durante vários anos em São Sebastião. Sempre amou o magistério e só no Henrique Botelho trabalhou durante 20 anos.
Em março de 1973 foi transferida para Cubatão e, em seguida, para Santos onde cursou a Faculdade de Pedagogia. Trabalhou no Educandário Santista, Instituição de Crianças Carentes e na Escola Estadual Professor Cleóbulo Amazonas Duarte.
Aposentou-se em 1994, após 48 anos e nove meses de trabalho dedicados ao Magistério, ocasião em que foi homenageada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através da TV Cultura, por ser a professora com mais tempo de magistério efetivo em exercício.
Foi homenageada também pelo Centro de Professorado Paulista (CPP) e pelo Jornal A Tribuna, de Santos, como “Professora do Ano”. Atualmente, divide o seu tempo entre Santos e São Sebastião onde sempre recebe o carinho e respeito de seus ex-alunos.
Serviço
Prorrogação das inscrições para o 3º Prêmio ‘Professora Nina’ – Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar
Período de inscrição: até 22 de outubro
Link: https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/