A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura nesta sexta-feira (21/9), às 9h, a Clínica de Reabilitação da Força e Saúde Articular (Reforça).
A unidade terá o objetivo de dar suporte ao tratamento de pacientes com problemas crônicos nas articulações.
A clínica, localizada na Rua Mansueto Pierotti, n. 537, na Vila Amélia, no Centro, tem como principal objetivo auxiliar na recuperação da capacidade funcional destes pacientes por meio do treinamento de força e mobilidade. O programa foi implantado pela Secretaria de Saúde para facilitar o acesso a serviços de reabilitação e recuperação de usuários com distúrbio do movimento e redução da capacidade funcional provocados por doenças ortopédicas osteoarticulares degenerativas, as chamadas artroses.
Para ter acesso ao atendimento da Clínica Reforça, o paciente deve, primeiramente, passar por avaliação de médico da Atenção Básica, que encaminhará o usuário aos serviços especializados que julgarão a necessidade de ortopedia ou reumatologia. Quando identificado por uma dessas duas especialidades que o paciente com CIDS M17 ou M19 precisa de tratamento especializado, eles receberão encaminhamento com indicação da necessidade de fisioterapia.
A partir daí o paciente deverá procurar a unidade de Reabilitação, localizada no Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, na Topolândia, para solicitar agendamento na Clínica Reforça. O usuário, então, será avaliado e receberá tratamento específico por parte do fisioterapeuta e educador físico da unidade, que é totalmente adaptada com equipamentos próprios de tecnologia de ponta.
Ao final, caso o tratamento já tenha sido efetivo para recuperação do paciente, o usuário receberá as orientações da equipe técnica para alta. Se o problema persistir, o paciente será encaminhado para retorno com especialista. Segundo a Secretaria de Saúde, é importante ressaltar que todos os usuários deverão estar em tratamento na rede municipal de saúde. Serão atendidos na Clínica Reforça somente os que se enquadrarem nos CIDs acima mencionados.
A capacidade máxima de atendimento é de três pacientes na fisioterapia e três na Educação Física, sendo 36 atendimentos para fisioterapia e mais 36 na educação física por dia. Ao todo, a Secretaria de Saúde já conta com 90 pacientes triados do livro de espera da Reabilitação na Topolândia.