Foto: Divulgação
Animal estava debilitado e foi imediatamente encaminhado para o Centro de Reabilitação do Instituto Argonauta
No último domingo (28), a equipe de resgate do Instituto Argonauta,instituição executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no Litoral Norte, atendeu um acionamento do Corpo de Bombeiros de um golfinho encalhado na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
O golfinho foi encontrado debilitado, não conseguindo nadar sozinho e hipotérmico, sendo imediatamente transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta.
Não sabe-se por qual motivo o filhote se perdeu da mãe.
Sobre a espécie
Os golhinhos-pintados-do-atlântico são animais de pequeno porte. As fêmeas pesam entre 39 e 127 kg e os machos entre 50 e 143kg. Eles se alimentam de vários tipos de peixes, lulas e crustáceos.
A presença de espécie é comum no oceano Atlântico, Golfo do México e Caribe, vivendo preferencialmente perto das costa. No Brasil, as regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará també já registraram seu aparecimento.
Há poucos dados sobre o estado de conservação do animal, mas os golfinhos-pintado-do-atlântico sofrem com interferência humana na costa com atos como: pesca acidental, aquecimento global, poluição marinha e perda de habitat.