Prefeitura de São Sebastião lança programa de robótica educacional para alunos da rede municipal

0
199

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), realizou nesta terça-feira (14), no Teatro Municipal, o lançamento do programa de robótica educacional que contemplará mais de 11 mil estudantes das escolas públicas do município.

Durante o evento, alunos, professores e coordenadores da rede municipal de ensino foram apresentados ao material de robótica e sua metodologia, que tem como objetivo estimular o pensamento computacional e ensinar habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico por meio de metodologias ativas que utilizam os kits educacionais da LEGO® Education.

A ‘Cultura Maker’ é uma das principais metodologias utilizadas, onde os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Há também o STEAM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês), que permite a interdisciplinaridade nas aulas. A combinação de recursos e tecnologias favorece o pensamento computacional e no desenvolvimento de habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.

Um dos estudantes presentes e embaixador do programa, Davi Martins, 9 anos, da EM Prof.ª Maria Virginia Silva, de Barra do Una, aprovou o uso da robótica nas escolas. “Eu achei muito legal essa novidade porque meu sonho desde que era pequeno é trabalhar com robótica”.

A secretária da Educação, Marta Braz, ressaltou a relevância do programa. “Nossos alunos já nascem tecnológicos e nós que precisamos correr atrás, nos capacitar e aprender para poder estimular o processo de ensino e aprendizagem e fazer com que esses estudantes tenham uma educação de qualidade e voltada para as necessidades do futuro”, comentou a gestora.

Para o vice-prefeito Reinaldinho Moreira, os benefícios da robótica educacional vão além do uso da tecnologia. “O que estamos plantando aqui hoje é para que tanto nós, como gestores, quanto os professores e alunos possam começar a fazer e plantar uma semente de uma capacidade criativa diferente, uma inteligência emocional diferente e principalmente formação de senso crítico e relação de comportamento humano”.

Como parte do plano de desenvolvimento, os educadores participarão de uma ampla capacitação que irá prepará-los para a vivência das aulas de robóticas nas turmas. O projeto também conta com orientadores educacionais especialistas em robótica que acompanharão os professores ao longo do ano letivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui