A Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), em conjunto com a Associação Sócio Comunitária Amigos de Barra do Una (Sabu), implementou, na última terça-feira (27), medidas de preservação na área de restinga da praia da Barra do Una.
Segundo a associação, estaria havendo uma invasão constante na restinga, causando danos à fauna e flora presentes no ambiente. O local também estaria sendo utilizado irregularmente como depósito para objetos de praia, como guarda-sóis e cadeiras.
A restinga, ecossistema litorâneo essencial, abriga aves migratórias como as corujas-buraqueiras, papagaio-da-cara-roxa e formigueiro-do-litoral, sendo habitat também para mamíferos como o mico-leão-da-cara-preta e as lontras, além de crustáceos como os caranguejos.
Durante a ação, que busca assegurar a preservação dessas espécies e a integridade desse ecossistema tão importante para São Sebastião, foram instaladas placas de sinalização e uma cerca no entorno do espaço, visando proteger toda a área de restinga, que é frequentemente invadida e prejudicada pela presença humana.
Para mais informações quanto as ações desenvolvidas pela SEMAM, o telefone é (12) 3892-2797 e o e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br