São Sebastião promove ações de controle de arboviroses junto com mobilização estadual

0
194

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Combate a Endemias, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU), promove, a partir deste sábado (25), ações de controle e combate às arboviroses, em adesão ao Plano de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses no Estado de São Paulo, da Secretaria Estadual da Saúde.

Entre 27 de novembro e 2 de dezembro, sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas são chamadas para integrar uma ação simultânea em todo o Estado de São Paulo, com enfoque em eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A população também é convidada a participar da campanha, eliminando os criadouros do mosquito nas residências, locais de trabalho e bairros. O grande objetivo é prevenir doenças como a dengue, que podem aumentar no verão, quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos.

Em São Sebastião, a Divisão de Combate a Endemias participará, neste sábado (25), a partir das 8h, da 7ª Edição do Tributo a Agatha Cristynnie ‘Nas Ondas de Maresias’, na Praça Internacional do Surf.

No local, irão promover atividades lúdicas, jogos e brincadeiras com orientações sobre a dengue, sintomas e transmissão, prevenção e eliminação de criadouros.

De segunda (27) a quarta-feira (29), agentes de Combate a Endemias farão um mutirão de visitas em Maresias, bairro mais afetado pela dengue esse ano, orientando os moradores e eliminando criadouros.

Em 2023, dos 789 casos de dengue registrados em São Sebastião, 266 foram em Maresias, o que corresponde a 34% dos casos.

Orientações

Para evitar a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, e disseminação de doenças como a dengue, devemos:

  • Evitar o acúmulo de água;
  • Manter garrafas vazias ou baldes virados para baixo;
  • Não deixar entulho em locais sem cobertura no quintal ou nas ruas;
  • Manter a lata de lixo devidamente tampada e pneus guardados em locais cobertos, longe da chuva;
  • Caixas d’água, poços ou piscinas devem estar cobertos e as calhas de água limpas;
  • Os tanques utilizados para armazenar água devem ser lavados semanalmente com escova e sabão;
  • Pratos dos vasos de plantas devem ter terra ou areia até a borda;
  • Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
  • Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
  • Não deixe água acumulada sobre a laje.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui