A Prefeitura de São Sebastião está com inscrições para o 2º Prêmio ‘Professora Nina’ – Melhores Práticas Antirracistas em Ambiente Escolar, promovido pela Secretaria da Educação (SEDUC).
Com o objetivo de valorizar, identificar, difundir e fomentar experiências pedagógicas pautadas em princípios de equidade e antirracismo, serão premiadas as melhores práticas de cada categoria, sendo: Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Podem concorrer professores da rede municipal de ensino que realizem práticas pedagógicas relacionadas à temática, devendo se inscrever até o próximo dia 11 de outubro.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o link https://bit.ly/2opremioprofessoranina e responder atentamente ao formulário. Em caso de dúvida, mais informações podem ser obtidas no edital: https://conexaoeduca.saosebastiao.sp.gov.br/edital-2o-premio-professora-nina/.
Sobre a Homenageada
Emenildes Pinheiro Alves de Matos (professora Nina) nasceu em Santos onde estudou, formando-se professora na Escola Normal Livre José Bonifácio.
Em 1946 veio para o Litoral Norte lecionando em várias escolas isoladas de Ilhabela: Veloso, Portinho e Perequê, onde se efetivou em 1947.
Depois foi removida para o Porto Novo e, em seguida, para o Grupo Escolar Henrique Botelho, em São Sebastião. Sempre lecionou para as 1ª séries, pois gostava muito de alfabetizar crianças. Alfabetizou inclusive seus quatro filhos.
Também foi professora do Curso de Admissão ao Ginásio durante vários anos em São Sebastião. Sempre amou o magistério e, só no Henrique Botelho trabalhou durante vinte anos.
Em março de 1973 foi removida para Cubatão e, em seguida, para Santos onde cursou a Faculdade de Pedagogia. Trabalhou no Educandário Santista, Instituição de Crianças Carentes e na Escola Estadual Professor Cleóbulo Amazonas Duarte .
Aposentou-se em 1994, após 48 anos e nove meses de trabalho dedicados ao Magistério,
ocasião em que foi homenageada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, através da TV Cultura, por ser a professora mais tempo de magistério efetivo em exercício.
Foi homenageada também pelo Centro de Professorado Paulista (CPP) e pelo Jornal A Tribuna, de Santos, como “Professora do Ano”. Atualmente divide o seu tempo entre Santos e São Sebastião onde sempre recebe o carinho e respeito de seus ex-alunos.