Alunos da rede municipal de São Sebastião tiveram a oportunidade de participar do Festival Quitutes & Batuques Diversidade, um evento de intercâmbio cultural e criativo que seleciona artistas e profissionais internacionais para conduzir oficinas e performances em comunidades brasileiras. Na sua 6ª edição, o festival teve um foco especial nos países de língua portuguesa e ocorreu no município, na última semana.
O evento foi marcado por uma série de atividades que proporcionaram aos estudantes uma experiência enriquecedora. Entre as ações, foi promovida a “Oficina de Artes Visuais para Crianças: Diálogos pela Paz nos Países de Língua Portuguesa,” que envolveu os alunos da Escola Municipal de Barequeçaba. A proposta foi a produção de cartões postais abordando a temática e que serão trocados com outras crianças de países que falam a Língua Portuguesa.
Os estudantes da Escola Municipal Professora Patrícia Viviani Santana, na Topolândia, também foram contemplados e tiveram a oportunidade de participar de uma “Oficina de Vídeo”, na qual puderam explorar a linguagem audiovisual e desenvolver suas habilidades criativas.
A música também teve seu espaço, com uma “Oficina de Música” realizada com os alunos da Banda Musical da Topolândia (BAMUT), da Patrícia Viviani Santana, proporcionando uma experiência musical nova e educativa.
Além disso, o festival abraçou a comida com uma “Oficina de Culinária” especialmente voltada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também da unidade de ensino da Topolândia.
O Festival Quitutes & Batuques Diversidade não apenas ofereceu aos alunos da rede municipal a oportunidade de aprender com artistas e profissionais internacionais, mas também promoveu o intercâmbio cultural, a criatividade e o diálogo entre diferentes comunidades.