3ª Jornada Participativa da IlhaMuseu promove diálogo sobre patrimônio cultural e natural em São Sebastião

0
83

O município de São Sebastião foi palco da 3ª Jornada Participativa da IlhaMuseu, uma iniciativa realizada em conjunto pela UNESCO, Fundação Florestal e o governo municipal. O evento ocorreu no auditório da Secretaria da Educação (SEDUC), na última quinta-feira (17), e reuniu representantes das comunidades locais para discutir e colaborar no desenvolvimento deste projeto inovador.

O projeto IlhaMuseu tem como objetivo central a valorização do patrimônio cultural e natural do Litoral Norte de São Paulo, ao mesmo tempo em que promove e preserva as práticas sustentáveis das comunidades tradicionais da região. O encontro representou um marco no processo de construção desse museu, que será situado na Ilha das Cabras, em Ilhabela.

As Jornadas Participativas visam compartilhar informações e fomentar o diálogo entre os atores locais interessados em participar das discussões sobre a missão, objetivos e valores do futuro museu. Por meio desses encontros, busca-se ouvir sugestões, compreender as expectativas dos participantes, solucionar dúvidas e explorar parcerias para fortalecer o projeto como um todo.

A coordenadora de cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, ressaltou a importância da Jornada Participativa realizada no município. “Sem dúvida nenhuma, essa jornada participativa aqui em São Sebastião foi importante para que nós pudéssemos ouvir representantes das comunidades locais sobre o que elas estão esperando desse museu. Queremos entender que tipo de museu elas desejam, quais expressões culturais devem ser destacadas e qual parte da história de São Sebastião elas querem que seja retratada na IlhaMuseu”. 

A representante da Fundação Florestal e gestora do Parque Estadual de Ilhabela, Gabriela Castro, compartilhou sua impressão sobre o evento. “Eu achei muito rica, com muitas contribuições, principalmente de caiçaras e moradores locais. Foi um encontro verdadeiramente participativo, no qual as pessoas contribuíram de maneira significativa”. 

Sobre o Projeto IlhaMuseu

A IlhaMuseu, projeto desenvolvido pela UNESCO em parceria com a Fundação Florestal, prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras, com o intuito de valorizar os patrimônios cultural e natural do Litoral Norte, reconhecendo as práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região. O projeto foi proposto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) para devolver o acesso à Ilha das Cabras à população local, após cerca de 30 anos de ocupação irregular.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui