Professores da rede municipal e profissionais da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião participaram do 2º Encontro da Formação Basilar do Projeto Piloto ‘Qualificação Direta em Primeira Infância’, ocorrido na quarta-feira (12), na EMEI Cavalinho de Pau, no Sertão de Cambury.
Por meio de atividades teóricas, práticas e conversas, a formação, ministrada por representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), teve como objetivo discutir sobre a livre exploração pelas crianças e as múltiplas abordagens, de acordo com as intencionalidades investigativas.
Além disso, os professores tiveram a oportunidade de interagir e conhecer possibilidades dos materiais pedagógicos doados pela FGV para as escolas piloto do projeto, sendo elas as Escolas Municipais de Educação Infantil ‘Carrossel’, de Boraceia, ‘Pir-lim-pim-pim’, de Barra do Una, e ‘Cavalinho de Pau’, do Sertão de Cambury.
Para a professora de educação infantil da EMEI Carrossel e EMEI Pir-lim-pim-pim, Thatiana Vilela, a formação presencial foi essencial para entender as percepções de mundo das crianças. “Elas já trazem uma bagagem muito rica e a gente precisa aproveitar o que elas nos trazem para oportunizar contato com diferentes e múltiplas linguagens”, afirma a professora.
A coordenadora pedagógica da EMEI Pir-lim-pim-pim, Maria Angelica de Andrade, comenta sobre a relevância do encontro. “É importante para mudarmos nossas práticas. Nós já estamos estudando, mas ver aplicado por meio de oficinas e conversas foi essencial para que a gente aprenda mais, saindo da nossa zona de conforto e entendendo os pontos que precisamos melhorar”.
São Sebastião é um dos quatro municípios do país a receber o projeto piloto, desenvolvido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da FGV, em parceria com a iniciativa ‘Territórios pela Primeira Infância’ da Petrobras, que oferece mentoria, assessoria e oficinas para equipes gestoras, corpo técnico e professores da rede, convergindo em estratégias para ampliação do acesso à creche e à pré-escola na rede municipal, a partir do Plano Nacional da Educação (PNE).