17.2 C
São Sebastião
domingo, 27 de julho de 2025
Cuidados Contra a Dengue
Início Destaque Prefeitura abrirá inscrições para projeto de auxílio ao emagrecimento voltado aos usuários...

Prefeitura abrirá inscrições para projeto de auxílio ao emagrecimento voltado aos usuários das USFs da região central

0
129
Crédito: Divulgação I Pmss

Na próxima segunda-feira (17), a Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Saúde (SESAU) e de Esportes (SEESP), abre inscrições para o projeto Vida Leve, que tem como objetivo auxiliar no emagrecimento de pessoas obesas por meio da mudança de hábitos, em especial, reeducação alimentar e exercícios, proporcionando saúde física e mental aos participantes.

‌Pretende, também, combater doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes, dislipidemia, fibromialgia e doenças osteomusculares, além de trabalhar a mobilidade e a autonomia dos pacientes.

‌O projeto teve início em fevereiro de 2022 e atendia exclusivamente moradores da área de abrangência e cadastrados na Unidade de Saúde da Família (USF) do Pontal da Cruz. Agora será ampliado, também, aos usuários das USFs da região central: Varadouro, Olaria, Itatinga I, Itatinga II, Centro, Pontal da Cruz, São Francisco e Morro do Abrigo.

‌São ofertadas 30 vagas. Para se inscrever, os interessados devem comparecer à recepção dessas unidades até o dia 4 de agosto. É necessário ter entre 18 e 60 anos e apresentar Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, o que caracteriza a obesidade.

O candidato ao projeto será avaliado e encaminhado pela equipe de saúde de sua unidade. A iniciativa de auxílio ao emagrecimento terá início em 11 de agosto e acontecerá sempre às sextas-feiras, das 7h30 às 10h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.

‌Será conduzido por uma equipe multidisciplinar envolvendo profissionais da SESAU e SEESP, entre eles médico, educador físico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. O projeto conta, também, com o apoio voluntário da fisioterapeuta e acupunturista, Virginia de Freitas Vieira.

‌A médica da USF do Pontal da Cruz, Dra. Mariana Arreaza Giovanetti, conta que o grupo que iniciou o projeto no primeiro semestre deste ano continuará sendo acompanhado pela equipe multidisciplinar uma vez por mês, para manutenção e fortalecimento do novo estilo de vida que adotaram.

‌“Dos 30 participantes que começaram o projeto, 15 chegaram ao final da primeira fase, em que o acompanhamento pelos profissionais e as atividades são semanais. Por se tratar de mudança no estilo de vida, muitos acabam desistindo”, conta a médica. “Os participantes que continuam já apresentam mudanças significativas, estão em um processo de perda de peso e melhorando a qualidade de vida.”

‌Mais informações sobre o Projeto Vida Leve podem ser obtidas na recepção das USFs contempladas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ir para o conteúdo