15.7 C
São Sebastião
domingo, 27 de julho de 2025
Cuidados Contra a Dengue
Início Destaque Comandante da Polícia Municipal de São Sebastião participa de reunião com secretário...

Comandante da Polícia Municipal de São Sebastião participa de reunião com secretário nacional de Segurança Pública

0
123
Crédito: Divulgação

‌O comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, participou do 8º Congresso Nacional das Guardas Municipais, realizado em Barueri, na Grande São Paulo, na última quarta-feira (19).

Na ocasião, ele se reuniu com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Aguiar, e recebeu a confirmação de que uma das prioridades do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, é incluir as Guardas Civis Municipais (GCMs) no caput do artigo 144 da Constituição Federal, para colocar um ponto final na insegurança jurídica que envolve essas corporações.

Ainda conforme Maciel, o secretário reiterou também que o governo federal dará prioridade à reestruturação da segurança pública nos municípios por intermédio das GCMs. Entre as propostas, estão financiamento de projetos voltados para a prevenção da violência contra a mulher e o incremento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), na ordem de R$ 200 milhões a serem distribuídos entre os municípios.

“Temos de aproveitar a boa vontade do governo federal em resolver uma questão que se estende há anos, colocando na teoria da lei maior do país o que já acontece na prática dentro dos municípios. As Guardas Municipais são uma realidade na segurança pública municipal, referência como polícia comunitária e de proximidade, um efetivo policial que os municípios dependem e não têm como abrir mão”, explicou o comandante André Maciel.

O ministro também aproveitou a presença dos representantes das GCMs e afirmou que a pauta prioritária do governo federal em relação à segurança pública dos municípios é a inserção das Guardas no Art. 144 da Constituição Federal, colocando um ponto final na insegurança jurídica enfrentada pelas corporações Brasil afora.‌

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ir para o conteúdo