15.7 C
São Sebastião
domingo, 27 de julho de 2025
Cuidados Contra a Dengue
Início Destaque São Sebastião registra 24% de faltas a consultas na Atenção Básica entre...

São Sebastião registra 24% de faltas a consultas na Atenção Básica entre janeiro e maio

0
211
Crédito: Lucas Katumata I Pmss

São Sebastião registrou 9.473 faltas a consultas com enfermeiros e médicos das Unidades de Saúde da Família (USFs) do município entre janeiro e maio deste ano. Os números equivalem a 24% das 39.321 consultas agendadas no período. As informações são da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS).

‌Somente em maio, houve 6.067 agendamentos de consultas com médicos da Atenção Básica, dos quais 1.488 se perderam pelo não comparecimento dos usuários, o que representa quase um quarto do total (24,53%). Da mesma forma, das 2.676 consultas agendadas com enfermeiros, 829 (30,98%) deixaram de acontecer devido às faltas da população.

‌As USFs que registraram maior absenteísmo em maio foram Boiçucanga I, com 38,67% de ausências em consultas com médicos e 53,06% com enfermeiros; e Maresias II, com 33,47% de faltas às consultas médicas e 35,29% aos atendimentos com enfermeiros.

‌O diretor de Atenção Básica, Paulo Henrique Ribeiro Santana, explica que os usuários que faltam às consultas tiram a vaga de outras pessoas que estão precisando e prejudicam o serviço público.

‌“Quando não puderem ir a uma consulta ou exame agendado, avisem com, no mínimo, 72 horas de antecedência, para que a equipe de Saúde consiga encaixar outro paciente no lugar. Dessa forma, não prejudicará quem está aguardando vaga para consultas e reduzirá o absenteísmo”, diz o diretor.

‌Ele também orienta os munícipes a manter o número de celular atualizado junto às unidades de saúde para que recebam as mensagens ou ligações referentes aos agendamentos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Ir para o conteúdo