A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou, na última sexta-feira (16), um mutirão de limpeza no Mangue do Araçá, localizado na região central do município.
Após a realização da coleta dos materiais descartados irregularmente, a SEMAM quantificou um total de 328 quilos de diversos itens, tais como sacolas plásticas, calçados, espumas, tecidos e vidro. Além disso, a equipe também recolheu outros dez quilos de materiais recicláveis.
O manguezal é classificado como Área de Preservação Permanente (APP) devido à sua cobertura de vegetação nativa. O objetivo da iniciativa e da delimitação da APP é a preservação dos recursos hídricos, da paisagem, da estabilidade geológica e da biodiversidade do local.
Na realização dessa importante ação, além da Divisão Socioambiental e da Fiscalização Ambiental, contou-se com a participação da Fiscalização Ambiental e colaboradores do Viveiro Municipal.
Mangues
Estima-se que os manguezais sejam responsáveis por fornecer até 10% do carbono orgânico dissolvido proveniente da terra para os oceanos. Esse carbono orgânico desempenha um papel crucial no ciclo do carbono atmosférico, ajudando a regular os níveis de dióxido de carbono e, consequentemente, o clima do planeta. Portanto, a preservação dos manguezais se torna de extrema importância para garantir a estabilidade ambiental e a saúde do nosso planeta.
O município de São Sebastião possui cinco importantes manguezais ao longo de sua costa, sendo eles: Enseada, Colhereiro, Araçá, Juquehy e Sahy. Desde 2017, esses mangues têm sido alvo de ações mensais com o objetivo de preservar e manter o equilíbrio do ecossistema local. Essas iniciativas visam garantir a proteção dessas áreas naturais fundamentais para a biodiversidade e o funcionamento saudável do ambiente costeiro.