A Prefeitura de São Sebastião concluiu, nesta sexta-feira (30), mais um importante curso profissionalizante oferecido gratuitamente à população, desta vez a formação em jardinagem. A capacitação foi oferecida pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).
O objetivo do curso, promovido em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e Centro da Agricultura do Estado de São Paulo (CAESP), foi passar técnicas para implantação de jardins, com flores e plantas ornamentais de forma rápida e eficiente, aos 15 alunos inscritos. Todas as vagas foram preenchidas.
“A capacitação é muito boa. Aprendi o manejo com as plantas e vou fazer um jardim lindo em casa”, afirmou José Henrique Meneguini, 45 anos, eletricista de manutenção, morador do bairro Enseada.
Para a instrutora do Senar, Fátima Mohamad Aboucauch, tanto a parte teórica, quanto a técnica foram bem aproveitadas e elogiadas pelos participantes. “Expliquei sobre as plantas nativas que podem compor um jardim, desde o nivelamento, plantação e forração dos canteiros. Na prática, presenteamos o Viveiro Municipal, com um canteiro de Pacovás, Raphias, Lírios da Paz, Medinillas Magníficas e Barbas-de-Serpente, flora de meia sombra, ou seja, que precisam de pouca luz. O Senar agradece a parceria com a prefeitura. O Viveiro Municipal é um lugar magnífico e completamente propício para estes tipos de cursos”, finalizou a professora.
“A cabeça não pode parar. Sempre amei mexer com plantas. Agora vou cultivá-las e vendê-las para ampliar meu orçamento”, disse a aposentada Quézia Pinto Canto, 70 anos, moradora do bairro Canto do Mar.